Exercícios na gestação: o que é recomendado e que cuidados tomar | Macetes de Mãe
exercício na gestação

Exercícios na gestação: o que é recomendado e que cuidados tomar


24 de março de 2019

Tenho recebido muitos pedidos de leitoras para falar sobre exercícios na gestação. Essa é uma dúvida muito comum entre as grávidas: que exercícios são permitidos durante a gestação.

A boa notícia é que gravidez e exercícios físicos é uma combinação perfeita! Principalmente, para quem quer continuar mantendo a forma e a saúde. Além disso, fazer exercícios na gestação proporciona mais disposição, menos dores nas costas e menos inchaços. Inclusive, ajuda a prevenir diabete gestacional e hipertensão arterial. Enfim, são vários os benefícios!

No entanto, antes de sair realizando atividades físicas na gravidez, é necessário conversar com o seu médico. Abaixo, o Dr. Maurício Marteleto Filho, médico ortopedista, explica o que é recomendado e ainda compartilha 3 exercícios para aliviar a dor nas costas.

Exercícios na gestação: o que é recomendado e que cuidados tomar

A atividade física é fundamental tanto para a mãe quanto para a saúde do bebê. Manter o corpo em atividade na gestação ajuda a controlar o ganho de peso e melhoram o sistema cardiovascular de mãe e filho. Qualquer atividade física pode ser realizada durante a gravidez, desde que seja bem orientada, respeitando sempre os limites da mulher e a sua capacidade física.

Recomenda-se conversar com o médico antes de iniciar qualquer atividade física, pois existem algumas contraindicações dos exercícios na gestação, que incluem a gravidez de gêmeos e o risco de parto pré-maturo, por exemplo. As melhores atividades físicas incluem caminhada, hidroginástica, natação, ioga, bicicleta ergométrica e exercícios de alongamento.

Nas mulheres que são atletas, e tem um treino mais intenso, é normal não ter menstruação e por isso a gravidez pode ser descoberta após alguns meses de gestação. Neste caso, assim que a atleta saiba que está grávida é importante informar o treinador para que os treinos sejam adequados porque o excesso de atividade física pode favorecer o trabalho de parto antes da data prevista. Após o nascimento do bebê também é importante dosar bem os treinos para que eles não prejudiquem a produção de leite materno.

E para aliviar a dor nas costas durante a gestação? Confira aqui 3 exercícios de alongamento que podem ser realizados em casa:

Exercício 1

Exercícios na gestação

Sentada com as pernas separadas, dobrar uma perna colocando o pé em contato com a outra coxa e inclinar o corpo para o lado, como mostra a imagem, sentindo esticar todo o lado, durante 30 segundos. A seguir, trocar a perna e o lado que se deve virar.

 

Exercício 2

exercícios na gestação

Permaneça na posição que mostra a imagem 2 durante 30 segundos, sentindo as costas esticarem.

Exercício 3

exercício na gestação

Fique com os joelhos apoiados no chão e debruce sobre uma bola de Pilates, tentando manter as costas esticadas. Pode-se esticar os braços em cima da bola e tentar apoiar o queixo no peito, ao mesmo tempo. Permaneça nessa posição por 30 segundos.

Leia também: dor nas costas durante a gestação

Ao realizar os exercícios de alongamento, a grávida deve ter uma respiração lenta e profunda. Inspirando pelo nariz e expirando pela boca, lentamente. Os exercícios de alongamento na gravidez podem ser feitos todos os dias e repetidos entre 2-3 vezes, com intervalos de 30 segundos entre os exercícios.

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil