Categorias: Coluna Ginecologista e Obstetra | colunas

Fertilização do óvulo: como ocorre e quais os sinais que deu certo?

Compartilhe:
pin it

No post de hoje, nosso colunista, Dr. Alfonso Massaguer, esclarece algumas dúvidas sobre a fertilização do óvulo. Confira.

Fertilização do óvulo: como ocorre e quais os sinais que deu certo?

Por Dr. Alfonso Massaguer, ginecologista e obstetra

A fertilização do óvulo é um processo complicado que resulta em um óvulo fertilizado que amadurece no ventre de sua mãe até o nascimento. No decorrer desse processo existem etapas fundamentais para que a gravidez aconteça.

Este post abordará essas etapas, mas focando mais na fecundação em si, visando assim explicar como ela ocorre, quais são os sinais iniciais de uma concepção bem-sucedida e o que ocorrerá caso o óvulo não seja fecundado. Confira!!!

Como ocorre a fertilização do óvulo?

A fertilização começa com o ciclo menstrual de uma mulher, onde este ciclo prepara o corpo dela para esse processo. Na metade deste ciclo, o corpo já está pronto para iniciar o processo de fertilização do óvulo.

É justamente nesse ponto que um óvulo é liberado para que a fertilização ocorra. No processo reprodutivo, o óvulo da mulher e um espermatozoide, que é inserido através da relação sexual ou por inseminação, fornecem as informações necessárias para que a gravidez ocorra.

A concepção ocorre quando essas células se unem, ou seja, são fertilizados. Iniciando aqui a segunda etapa da fertilização do óvulo. E a gravidez começa assim que esse óvulo fertilizado se implanta no útero.

Em seguida o embrião cresce e fica cercado por estruturas que fornecem todo o suporte e nutrição necessária para a sua evolução e crescimento. Olhos, membros e órgãos aparecem quando o embrião se transforma em feto.

O feto cresce dentro do útero até a gravidez terminar com o parto e o tão esperado nascimento do bebê.

Sinais iniciais de que a fertilização do óvulo foi bem-sucedida

Após a implantação, a placenta se forma e o corpo da mulher produzirá o hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG). Quanto mais cedo você descobrir que está grávida, melhor.

Fazer um teste de gravidez é a única maneira certa de saber, mas existem sinais anteriores que podem ajudá-lo a decidir se deve fazer o teste.

Os primeiros sinais incluem sangramento que podem ocorrer de 5 a 6 dias após ocorrer a fertilização do óvulo pelo espermatozoide. Depois disso, é provável que os períodos menstruais se atrasem ou parem completamente. É quando a maioria das mulheres suspeita de gravidez.

Você pode perceber também que os seios estão macios, doloridos ou mais cheios que o normal. Isso geralmente ocorre em uma ou duas semanas após a concepção. Além disso, as peles ao redor dos mamilos podem ficar mais escuras devido a alterações hormonais.

E pode ter alterações de humor sem uma explicação lógica. E muito sono ou cansaço, esse pode ser um sintoma que você concebeu com sucesso. Lembre-se de que toda gravidez é diferente e você pode ou não ter esses sinais mencionados aqui.

Clique aqui e entenda também sobre doação de óvulos.

E se a fecundação do óvulo não ocorrer?

A ovulação ocorre quando um óvulo maduro é liberado de um de seus ovários. Se você ovular e um espermatozoide não fertilizar com sucesso o óvulo, você menstruará cerca de duas semanas depois.

Aproveite e assista do Canal MdM: Sintomas estranhos de gravidez.

Existem várias razões pelas quais a fertilização do óvulo pode não acontecer. Isso inclui o uso de contraceptivos e infertilidade. Se você está tendo dificuldades para engravidar e está tentando há mais de um ano (ou mais de seis meses se tiver mais de 35 anos), não deixe de procurar um médico especialista.

Dr. Alfonso Massaguer

Veja mais!