Higiene dos dentes: Quando iniciar a escovação da criança | Macetes de Mãe
Higiene dos dentes

Higiene dos dentes: Quando iniciar a escovação da criança


9 de março de 2019

A higiene dos dentes das crianças começa antes mesmo do primeiro dentinho dar sinal. E quando os dentinhos aparecem de fato, é essencial redobrar os cuidados para prevenir cárie e manter a saúde bucal.

E quem vai falar da importância da higiene dos dentes, é a nossa nova colunista, a pediatra Dra. Bruna Briones. Confira abaixo!

Higiene dos dentes: a importância da prevenção contra a cárie

É importante que se inicie a higienização da boquinha da criança precocemente, tão logo se inicie a introdução alimentar.

Quando a criança está somente em aleitamento materno e não possui dentes na cavidade oral não há necessidade de limpeza local. Uma vez que o leite materno atua com seus benefícios já na boca. Após a introdução alimentar, se a criança se mantém sem dentes, você pode fazer uma higienização de gengiva e língua com dedeira de silicone ou paninho e água filtrada.

A partir do primeiro dentinho, seja antes da introdução alimentar ou após, é importante iniciar a escovação com escova de dente infantil. É importante ressaltar que tanto as dedeiras de silicone quantos paninhos de higienização bucal não são indicados para higienização de dentes. Somente de gengiva e língua.

Leia também: higiene bucal de bebês e crianças – dicas que ajudam

Além do uso necessário da escova de dente, tão logo saia o primeiro dente é importante se iniciar a escovação com flúor em concentração adequada para bebês. A concentração indicada de flúor é de 1000ppm a 1100ppm. A quantidade de pasta utilizada em cada escovação vai variar de acordo com a idade e, além disso, da quantidade de dentes na boca do bebê.

Pastas com flúor já usadas no início da escovação dentária são orientações tanto da Sociedade Brasileira de Pediatria quanto da Academia Americana de Pediatria, para a prevenção da cárie. O importante, portanto, é utilizar o flúor na concentração e em quantidade adequadas. Já que em concentrações maiores pode ser tóxico para criança. Crianças até 2 anos devem usar a quantidade de pasta de um grão de arroz cru por escovação. Após os dois anos e até os quatro anos deve ser usada a quantidade de meio grão de ervilha brasileira. E após os quatro anos tamanho de um grão de ervilha brasileira.

A escovação deve ser realizada de duas a três vezes no dia e nessa concentração e quantidade não há problema se a criança engolir essa quantidade de pasta. Porém o ideal é que após da escovação o cuidador limpe a boca da criança com uma fralda e água. É importante ressaltar que, se a mãe for deixar, por exemplo, com uma tia ou com algum cuidador que não tem conhecimento suficiente sobre escovação dental, que deixe uma pasta sem flúor para essa escovação. Pois será realizada por cuidador que não irá mensurar a quantidade ideal de pasta na escova.

Leia também: nascimento dos dentes – reações, sintomas e como tratá-los

Vale ressaltar que mesmo as crianças que não comam comida ainda, porém tenham dentes mesmo em aleitamento materno, é orientada a escovação pela possibilidade de a criança apresentar cárie. Mesmo em aleitamento materno exclusivo (estudos já confirmados).

A primeira dentição do bebê costuma aparecer em torno dos 7 meses. Porém há uma grande variabilidade com relação a idade de aparecimento dos dentinhos do bebê.

Portanto, aí na sua casa, como é feita a escovação? Com quantos meses o seu bebê teve o nascimento do primeiro dentinho?

Espero ter ajudado com a informação!

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil.