Categorias: Coluna Desenvolvimento Infantil

Importância do brincar e do lúdico no desenvolvimento infantil

Compartilhe:
pin it

Janeiro, mês de férias, verão e tudo isso é sinônimo de diversão para as crianças. Não podemos negar, as crianças têm cada vez menos tempo para brincar, por conta das agendas sobrecarregadas em atividades extracurriculares e deveres escolares. E sabemos que o brincar tem grande importância. Afinal, é através da brincadeira que a criança explora e reflete sobre a realidade e a cultura na qual está inserida.

A experimentação de diferentes papéis sociais (o papel de mãe, pai, bombeiro, super-homem) através do faz-de-conta é fundamental e as férias é um ótimo período para deixarmos as crianças brincarem livremente. Confira o que diz a nossa colunista Raquel Luzardo, sobre o brincar.

Importância do brincar e do lúdico no desenvolvimento infantil

Nesse mês de férias vamos falar sobre a atividade preferida das crianças: brincar!

Para os pequenos, brincar é mais que apenas uma atividade divertida para passar o tempo.  É através da brincadeira e dos brinquedos que a criança reproduz seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação, e isso impulsiona diversas áreas de seu desenvolvimento.

A brincadeira facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, assim, uma relação estreita entre o brincar e a aprendizagem. Na brincadeira, ela aprende a lidar com o mundo, com suas frustrações, com os fatos do dia-a-dia, desenvolvendo formas próprias de superar esses conflitos, por meio de uma atividade pura e saudável.

O ato de brincar é também um modo de expressão. Antes de conseguir falar, a criança comunica seus sentimentos através da brincadeira. A criança partilha o que sente ao atirar um brinquedo no chão ou sorrir para uma boneca, por exemplo. Além disso, através das suas brincadeiras, ela tem a oportunidade de desenvolver um canal de comunicação, uma abertura para o diálogo com o mundo dos adultos.

Leia também: dicas de brinquedos e brincadeiras para as férias

No faz-de-conta, a imaginação é uma das áreas mais desenvolvidas. Conforme a criança descobre os objetos, as pessoas e os acontecimentos que a rodeiam, ela começa a criar sua própria realidade, transformando-a e adaptando-a aos seus desejos. Pode dar vida aos objetos, criar um amigo imaginário, falar com os animais…

Além disso, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, memória, concentração, imitação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade. Por isso, nessas férias, a melhor coisa que você pode fazer para seu filho é dar algumas tardes repletas de brincadeiras!

Assista também, no canal MdM, esse vídeo com brincadeiras para o calor:

Veja mais!