Mamães, hoje trago uma história inspiradora! Esse texto, publicado originalmente no site Babble e traduzido de forma livre para compartilhar com vocês aqui, conta a história de uma mãe solteira de apenas 24 anos que se formou em Havard. A história dela é incrível!!! E mostra que os desafios existem, por menores ou maiores que sejam, mas que todas nós podemos superar. Toda vez que você se sentir incapaz, com a sensação que não dará conta, lembre-se desse texto ou de alguma situação que você mesma superou e se surpreendeu. Acho que depois da maternidade, podemos dar conta de muito mais do que imaginamos ser capazes.
Esta mãe solteira se formou em Harvard, com apenas 24 anos
Por Wendy Wisner
Eu acho que realmente não dei tanto valor à minha mãe – solteira – até eu mesma me tornar mãe. Enquanto eu andava pela casa às 3 da madrugada, chorando e tentando acalmar meu recém-nascido com cólica (sim, nós dois estávamos chorando), lembro-me de pensar em minha própria mãe há alguns anos atrás. Minha irmã era apenas uma criança quando meu pai partiu, e, ainda assim, minha mãe continuou cuidando de nós duas, trabalhando em tempo integral e sendo a mãe forte e durona. A única escolha que ela teve.
Eu continuo a me inspirar com todas as mães que conheço. E é por isso que eu fiquei totalmente impressionada com a notável história de Briana Williams. A atriz de 24 anos não é apenas uma mãe solteira e forte para sua filha Evelyn, mas também deu à luz a sua filha pequena enquanto cursava a faculdade de direito. E não apenas qualquer faculdade de direito, mas a Harvard Law School.
Sim! Tudo isso enquanto criava a adorável Evelyn sozinha, arrumando creches, estudando, batalhando dia e noite… Mães são realmente incríveis, não é?
Rede Social
Em um post do Instagram que viralizou (em que ela e Evelyn estão com a roupa de formatura), Briana não se queixa quando admite o quanto a coisa toda foi cansativa.


“Dizer que meu último ano na faculdade de direito foi um desafio, com uma recém-nascida e sendo uma mãe solteira, seria um eufemismo”, escreveu Williams em sua legenda. “Alguns dias eu estava tão mentalmente e emocionalmente cansada que não saí da minha cama.”
Até mesmo o nascimento de Evelyn não foi nada fácil. Na verdade, ela nasceu bem no meio dos exames finais, quando Williams dificilmente poderia dar um tempo para trazer sua filha ao mundo.
“Entrei em trabalho de parto em abril – durante o período dos exames finais”, escreveu ela. “Eu imediatamente solicitei uma peridural, para que minhas contrações não interferissem na nota de Direito da Família. E, com lágrimas nos olhos, terminei.”
Falamos de uma incrível mãe multi-tarefa.
Williams continuou a equilibrar as necessidades de Evelyn com seus estudos e explica que garantir o cuidado infantil como mãe solteira nem sempre foi tão simples quanto parece. Houve momentos em que seus planos de cuidar da menina caíram por terra. Aí ela até teve que levar sua filha para a aula (elogios para os professores que permitiram isso!)
“Eu batalhei contando com alguma assistência infantil confiável”, a mãe compartilhou. “Não foi raro me ver passar correndo do Wasserstein Hall para o gabinete dos decanos com Evelyn no seu carrinho, perguntando se alguém poderia ficar com ela por alguns minutos até a aula terminar. Senão, ela teria que vir comigo para a aula.”
Se Williams parece uma super-heroína para você, saiba que muitas outras também acharam isso. Houve milhares de comentários achando ela inspiradora, muitos deles de mães solteiras que sabem, na própria pele, o quanto é difícil – mesmo quando você não está cursando uma faculdade de direito.
Mas Williams é rápida em apontar que a realidade dela nem sempre foi essa imagem perfeita, mostrada na rede social. Ela diz que sua experiência foi difícil, principalmente na parte emocional. E que, às vezes, duvidava que fosse capaz de fazer acontecer.
“Eu não achava que, aos 24 anos e ainda mãe solteira, seria capaz de passar por uma etapa tão intelectualmente rigorosa e desafiadora da minha vida”, Williams compartilhou em seu post. “O Instagram pode fazer com que a vida das pessoas pareça perfeita, mas essa jornada foi de partir o coração.”
Leia também: Os 25 maiores desafios da maternidade
Mas ela conseguiu passar. Ela fez isso. E ela termina seu post com uma dedicação à sua linda filha, na esperança de que sua experiência seja um exemplo para Evelyn nos próximos anos.
(Prepare o lenço no trecho a seguir)
“Evelyn – eles disseram que por sua causa eu não seria capaz de fazer isso”, escreveu a orgulhosa mãe. “Só sei que fiz isso por causa de você. Obrigado por me dar força e coragem para ser invencível. Vamos continuar superando todos os desafios, baby.”
Se tudo isso não bastasse para deixá-lo em uma poça de lágrimas, Williams compartilhou alguns fatos ainda mais impressionantes sobre sua vida surpreendente em um post. Ela nasceu em uma pequena cidade em Atlanta, numa família de seis filhos. E foi a primeira em sua família a frequentar a faculdade. Ela também trabalhou em tempo integral na faculdade para se sustentar financeiramente.
Mas, apesar de tudo, ela diz que nunca se esquecerá de onde veio. E o que ela lutou para chegar onde está agora.
“Eu encontrei caminhos que eu pude valorizar, vindo de uma estrutura desprivilegiada”, ela compartilhou. “Eu poderia olhar para o Direito através das lentes de uma mulher negra e (eventualmente), uma mãe solteira financeiramente independente.”
Então, qual é o próximo passo para essa mulher incrível? Williams já garantiu um trabalho de prestígio em um escritório de advocacia em Los Angeles. E, além de ser mãe de Evelyn e trabalhar em tempo integral, ela espera poder realizar algum trabalho social em paralelo.
Embora isso possa parecer bastante para uma mulher administrar por conta própria, se alguém puder fazer isso, aposto que essa mãe durona consegue.



