Categorias: Macetes e Dicas

Método de estudo para as crianças

Compartilhe:
pin it

Coloquei o título desse post como “método de estudo para as crianças”, mas esse texto é sobre estudar com os filhos ou ensinar os filhos a estudar.

Método de estudo para as crianças

Normalmente, Leo estuda sozinho para as provas (Caê ainda não tem). Mas ciências, que ele tem mais dificuldade, me pediu para estudar com ele. Ontem, chamei um amigo e “dei aula” sobre a matéria para os dois. Foi divertido, eles curtiram, eu adorei (me lembrou de quando eu era criança e brincava de dar aula para as amigas). Só que, enquanto eu “dava aula” e estudava junto, pensei que seria muito melhor, em vez de fazer isso, eu ensinar o Leo a estudar.

Quando eu era criança, eu desenvolvi o meu método de estudo. Foi na intuição, fazendo, repetindo e dando certo. Não é nada complexo, na verdade, é bem simples e prático (como tudo na minha vida) e sempre trouxe ótimos resultados.

Bom, já que vou ensinar o Leo a estudar, não custa nada trazer as dicas aqui para vocês. Certo?

Então vamos, basicamente, eu sempre estudei assim (e assim que estou treinando o Leo para estudar):

Passo 1 – Resumir:
Ler/ouvir/assistir o conteúdo da matéria e fazer um resumo. De preferência, colocando títulos com palavras curtas e informações em tópicos. O que for necessário, escrever por extenso (conceitos mais complexos). Feito isso, já é meio caminho andado. Dica: usar canetas de duas ou mais cores para ir destacando conteúdos (mas isso é mais complexo, vem com o tempo esse aprendizado/hábito)

Passo 2 – Ler o resumo e sublinhar:
Na primeira leitura do resumo, a dica é sublinhar palavras que sejam a informação principal, que ajudem a criança a bater o olho e lembrar do conteúdo.

Passo 3 – Olhar o resumo e se fazer perguntas:
O terceiro passo é pegar o resumo, ler o título de um determinado tópico e tentar dar a resposta daquele tópico sem ler. Exemplo: “Tipos de energia”. A criança lê esse título do resumo e tenta já responder sem olhar. Se conseguir, ótimo, se não, marca esse conteúdo com algum identificador de “informação difícil” para rever mais vezes.

Passo 4 – Chamar alguém para estudar junto:
o quarto passo é chamar um colega, mãe, pai, para fazer as perguntas sobre o conteúdo e ir revisando o que aprendeu.

Passo 5 – No dia da prova, acordar mais cedo e revisar o resumo.
Principalmente os pontos que ainda não entendeu ou gravou totalmente.

Dicas extras sobre o método de estudo para as crianças

Normalmente, gravamos mais facilmente o que está no início do resumo, então, uma dica é rever o resumo uma ou duas vezes de trás para frente.

Ajuda muito fazer listas e contar quantos tópicos tem naquela lista para não esquecer nada. Um exemplo: Quais são os tipos de energia?? Se a criança lembrar que são 7 tipos diferentes, será mais fácil ela lembrar quais são.
Usar palavras ou frases chave ajuda demais também. Leo não conseguia gravar os 7 tipos de energia, sempre esquecia um. Eu criei uma frase chave com as primeiras letras de cada uma das energias e aí ele não esqueceu mais (deixei uma foto para vocês entenderem).


Fazer associações também é muito útil. Você pode ensinar seu filho a fazer associações. Por exemplo: energia cinética é energia em movimento. O “Ci” de cinética é o “Ci” de “Cici”, nossa cachorra, que não para, está sempre em movimento. Ok, forcei a barra aqui, mas Leo gravou. Kkkk!
E vocês, que dicas dão? Acham que meu método faz sentido? Quem mais estuda/estudou assim? Eu sempre fiz isso, a vida toda, e sempre foi ótimo. Eu organizava o conteúdo, gravava as informações, revisava as informações e ainda emprestava meu resumo para os amigos.

Veja mais!