O que evitar durante a gravidez | Macetes de Mãe

O que evitar durante a gravidez


28 de setembro de 2019

Durante a gravidez é preciso evitar alguns excessos e ter alguns cuidados com a alimentação. Se pudermos parar de ingerir alguns alimentos, melhor ainda. Mas o que evitar durante a gravidez?

No post de hoje, nossa colunista e nutricionista Roseli Ueno, explica  o que realmente precisamos parar de consumir para levar uma gestação mais saudável. Confira!

O que evitar durante a gravidez

Muitas mães têm dúvidas quanto a sua alimentação durante a amamentação, pois é um período em que há a preocupação de não faltar o leite materno. Na maternidade suas refeições são equilibradas em nutrientes, fracionadas e servidas em horários regulares. Mas quando voltam para casa, fica a questão, o que irei comer para não fazer mal ao bebê. Posso comer de tudo ou devo evitar alguns alimentos? Como serão meus horários? Comer ou amamentar? Comer ou descansar? São várias as perguntas. Hoje quero compartilhar com vocês sobre um atendimento.

Atendi uma mamãe que me contou sobre sua rotina bem agitada com a chegada do bebê. Não teve medo de amamentar após a saída da maternidade, seu pequeno está com 20 dias, mas diariamente convive com o medo se o que tem comido poderá fazer mal a saúde do bebê.
Assim como a maioria, ela fez uma extensa pesquisa na internet. Perguntou para amigas, mãe, sogra e parentes sobre a melhor alimentação nessa fase. Após ouvir todos os tipos de orientações, ficou com medo e concluiu que o assunto é controverso e cada pessoa agiu da melhor forma possível. Difícil é saber qual o caminho certo a seguir.

Acredito que suas dúvidas são as mesmas da maioria das novas “mamães”:

  • Café: pode ou não? Eu oriento diminuir o consumo, pois é rico em cafeína. Ele é estimulante e poderá interferir no sono do bebê ou deixá-lo agitado. Assim como chá verde, chá preto, mate, chocolate, energéticos, bebidas a base de cola (alguns tipos de refrigerantes), achocolatados. É melhor evitar do que correr riscos.
  • Bebida alcoólica: é melhor evitar, porque o álcool diminui a absorção dos nutrientes no intestino da mamãe e pode passar para o leite materno. Poderá causar sonolência e afetar o apetite do bebê.
  • Suspeita de cólica pela intolerância à lactose ou alergia a proteína do leite de vaca: suspenda o consumo de leite e derivados (ex.: queijos e iogurtes) durante 1 semana e verifique se houve melhora. Se o bebê melhorar, a lactante deverá suspender o consumo destes alimentos até o final da amamentação.
  • Alimentos causadores de gases na mãe podem causar cólicas no bebê: evite repolho, couve, couve-flor, brócolis, feijão, ervilha, lentilha, nabo, rabanete, batata doce, pimenta, ovo, cebola, excesso de alho, alimentos muito condimentados, e doces concentrados. Suspenda por 1 semana e verifique se houve melhora. Melhorou, não coma estes alimentos até o desmame do bebê.
  • Alimentos industrializados: prefira ir à feira, sacolão, supermercado e comprar alimentos naturais e frescos. Preparar sua refeição em casa, garante os ingredientes que utiliza. O excesso de elementos químicos como por exemplo corante artificial, glutamato monossódico, sódio não faz bem a saúde da mamãe. Se houver a possibilidade do consumo de alimentos orgânicos, é uma boa opção para a saúde.

Os estudos sobre alimentação da mãe que amamenta são controversos. No entanto, prefiro não correr riscos e liberar alimentos que podem interferir de forma negativa neste período importante para a mulher.

Aconselho sempre que a mamãe esteja atenta a sua nutrição e hidratação, afinal seu corpo bem alimentado lhe traz saúde e contribui para o leite materno. Comer saudável, fracionar ao longo do dia, não inventar dietas da moda para perder peso, ou dietas sem comprovação científica.

Procure sempre ajuda profissional para orientação adequada. E lembrem-se que cada caso é diferente. O que funcionou para um conhecido pode não ser o mesmo para você.

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil