Categorias: bem estar | Cuidados/Saúde

O que fazer quando a criança cai, bate a boca e quebra o dente?

Compartilhe:
pin it

Criança saudável, por natureza, não para quieta (sei beeeemmm! Os meus, quando estão muito quietos, algo tem!). Elas brincam, pulam e correm o tempo todo, o que aumenta as chances de tombos. Até aí tudo bem, faz parte da infância. Porém, o alerta fica para quando a queda gera uma quebra ou fratura mais grave, inclusive do dente.

Vocês já pararam para pensar em como deve ser feito os primeiros socorros para traumas dentários? É, eu também nunca tinha refletido muito sobre isto (até por que não esperamos que este tipo de acidente aconteça com nossos filhos). Só que existem várias dicas que precisamos saber, pois elas fazem a diferente na hora do socorro.

Photo Credit: corsi photo Flickr via Compfight cc

Os traumas dentários mais sérios são aqueles em crianças com mais de 5 anos, idade em que os dentes permanentes já nasceram. Mas isso não quer dizer que a dentição de leite não precise de atenção também.

O primeiro conselho ao notar que a criança caiu e bateu a boca é manter a calma (principalmente o adulto). Como a região da boca é bastante vascularizada, a chance de sangramento é bem grande, mesmo que tenha sido um cortinho . Então, lave o quanto antes a boca e o rosto da criança para limpar o sangue e aproveite para ver o que aconteceu: se machucou a gengiva, se o dente se soltou por completo ou só um pedaço ou ainda se o dente foi empurrado para dentro do osso. Aconteceu um episódio parecido com esse por aqui. O Leo, quando tinha quase 3 anos, estava brincando em cima de uma cadeira, escorregou dela, bateu a boca na mesa e foi aquela sanguera. Na hora, lavei a boca para ver o “estrago” e, por sorte, vi que era só um corte mesmo, no lábio superior. Nada além disso.

Caso nenhum dente tenha lascado ou quebrado e a criança não sentir dor não é preciso sair correndo para o dentista. Dá para marcar uma consulta com calma. Enquanto isso, para cessar o sangramento coloque uma gaze no local. Se for difícil manter a gaze faça compressa de água gelada ou dê um sorvete para a criança (o que funciona muito bem e resolve o problema). Por aqui, acabei colocando compressa de água gelada, por orientação da dentista que eu contatei na hora para saber como agir, pois eu não sabia! (não tinha lido um post como esse até então).

Já se houver dano ao dente, ligue imediatamente para o dentista e vá ao especialista levando inclusive os pedaços quebrados. E por que isso? Porque é possível “colar” o dente. Mas, para isso, é necessário ter um cuidado especial com ele. Ao notar que o dente caiu inteiro ou se quebrou em partes, pegue os pedaços sempre pela coroa do dente e nunca na raiz (senão podemos “matar” o dente sem querer).

Se achar necessário ou quiser, pode limpar essas partes com água corrente, mas sem esfregá-las (só que para evitar um novo acidente acho melhor levar o dente do jeito que estiver mesmo).

O transporte dele do local da quebra ao especialista deve ser feito de até três formas. A mais indicada seria dentro da boca da criança, porque o contato com a saliva mantém o dente vivo e hidratado, só que essa situação é bastante arriscada, devido à chance dela engolir os pedaços. Então, prefira colocar o dente em soro fisiológico ou leite gelado (Olha que interessante! Eu nem sonhava isso!).

Depois disso, corra ao dentista. O atendimento deve ser bem rápido, em até 40 minutos, para garantir o reimplante com o próprio dente. Os especialistas falam que ao “colar” as partes o resultado estético é melhor e a durabilidade também.

Mas, se por acaso você não conseguiu recuperar os pedaços, tudo bem, ainda existe solução e, nesse caso, o dentista irá indicar o melhor material para refazer o dente quebrado.

Esse processo de reimplante é mais comum em dentes permanentes, no dente de leite nem sempre é preciso por que um novo deve nascer no local, mas quem pode garantir isso é o dentista que avalia caso a caso.

Um trauma no dente, além da dor e do incômodo pela aparência, pode levar a infecções e lesões, por isso jamais deve ser ignorado, até mesmo quando se trata de dente de leite. Então, fica a alerta: teve um acidente que atingiu o dente e, de alguma forma, “mexeu” com ele (ficou mole, entrou no dente, caiu,…) procure um dentista. E dependendo do caso, procure o quanto antes!

Veja mais!