O que ter sempre à mão na hora de amamentar | Macetes de Mãe

O que ter sempre à mão na hora de amamentar


3 de julho de 2012

O ideal é que amamentação, seja ela no peito ou através de mamadeira, aconteça sempre no mesmo lugar. Esse lugar tem que ser tranquilo e confortável, para garantir o bem estar da mamãe e do bebê. Bom, isso você já está careca de saber. Mas algo que talvez você nem imagine, pois ainda não chegou nessa fase, é que, muitas vezes, você está lá amamentando, toda pimpola, e percebe que precisa muuuiiiito de uma coisa que está do outro lado do quarto, na cozinha, ou em algum lugar da casa que você nem imagina qual é. Aí, não tem jeito, ou você terá que acordar o seu bebezuco e ir atrás do objeto perdido ou ficará sem.

Assim sendo, é importantíssimo que você deixe alguns itens sempre à mão, seja num criado mudo ou num porta trecos, estrategicamente posicionados ao lado do lugar que você costuma dar de mamar.

Eu não tinha como colocar um criado mudo ao lado da minha estimada poltroninha de amamentação, por falta de espaço, mas aí tive a brilhante ideia de prender no pé do berço do Léo, que fica ao lado do local que eu amamento, um porta trecos cheio de divisórias para guardar tudo que preciso. E olha, posso afirmar: esse porta trecos funciona melhor que um criado mudo, porque tudo fica super à mão e organizado (separadinho em bolsinhos por “tema”), e não largado em cima do móvel ou dentro de uma gaveta.

Você, com certeza, irá descobrir na prática que itens são essenciais ter sempre à mão quando for dar de mamar, mas se quiser já ir organizando as coisas, deixo aqui a dica do que funcionou direitinho para mim.

Meu porta-trecos super-hiper-master-blaster salvador carrega as seguintes coisinhas:

Modelo de porta trecos para guardar os itens que você
deve ter à mão na hora de amamentar.
  • Bolsinho 1: Duas garrafinhas de água mineral (amamentar dá uma sede do cão)
  • Bolsinho 2: Ipad e um caderninho + caneta (usado para anotar o horário das mamadas e o último seio que foi dado para o bebê). Mas aqui também pode ficar uma revista ou livro.
  • Bolsinho 3: Pomada para passar no bico do seio e concha de amamentação (tem dias que o bico do seio fica mais sensível, aí já passo no fim da mamada a pomada e protejo o seio com a concha, até a próxima mamada). Nesse bolso também deixo um creme para mão. Como a gente lava as mãos e passa álcool gel a toda hora, a pele fica que é um horror e bem ardida. Não tem como não usar um creminho.
  • Bolsinho 4: Um paninho de boca para limpar o bebê no caso do leite pingar.
  • Bolsinho 5: Telefone celular. Serve para ver as horas e navegar na internet enquanto espera do filhote finalizar seu serviço.
  • Bolsinho 6: cortador + lixa de unha (não, não é para você fazer a unha não, boneca. É para cuidar das unhas do bebê. Quando eles mamam eles ficam sonolentos e é uma ótima hora para fazer isso) e remedinhos (vitamina, remédio para a cólica, remédio para nariz entupido).

Esses são os meus itens de “primeiros socorros”. Certamente você irá descobrir os seus, enquanto isso, mantenha esses sempre por perto. Garanto que não irá se arrepender.

PS.:

Nem pense em deixar num dos bolsinhos um lanchinho para a madrugada. Farelos, pingos, grudes, etc… são um excelente atrativo para formigas e outros insetos. E com certeza, não vamos querer esses bichanos perto dos nossos bichinhos.
O ideal é que o porta trecos utilizado tenha várias divisórias (o meu tem seis) e em tamanhos variados ou tamanho médio.

Leia mais: Amamentação – 13 mitos e verdades

Veja também: Pega correta do bebê na amamentação