Categorias: Viagens

Paraty: quantos dias são necessários para visitar a cidade?

Compartilhe:
pin it

Uma seguidora me perguntou quantos dias são necessários pra visitar Paraty. Eu respondi que, pelo menos, 3 inteiros, mas já estou atualizando para, pelo menos, 4 ou 5 (risos).

Gente, nem sei por onde começar a dar dicas sobre Paraty (e olha que do estamos aqui há um dia). É tanta coisa legal e gostosa que daria pra fazer mega textão. Mas serei suscita, ok? Pra indicar o máximo que der de maneira prática.

Paraty: quantos dias são necessários para visitar a cidade?

Paraty

Em julho eu e Otavio fomos para Paraty e a cidade me surpreendeu demais. Tem muito o que visitar por lá. Muita coisa na cidade e praias próximas. Como só ficamos 2 dias completos, vou dar as dicas do que fizemos por lá nesse período.

Passeio de barca ou lancha pelas ilhas locais/praias locais que só chega por mar. Fizemos o passeio com a lancha do @paraty.rj e foi incrível. O atendimento da Paula foi maravilhoso e o Clayton arrasou na escolha dos destinos e no tanto que deixou nosso passeio mais gostoso e divertido. O próprio Clayton irá sugerir onde ir e onde parar, mas não deixe de fazer um pitstop na Ilha da Cotia e de almoçar no @recantocaicara. Locais simplesmente perfeitos.

Outra atração imperdível em Paraty é o tradicional e famoso restaurante @bananadaterra. Me falaram que seria uma experiência gastronômica e, definitivamente, ninguém mentiu. Espetacular.

Paraty

Outra coisa para colocar na lista do que fazer é comer um dos doces locais dos carrinhos que ficam nas ruas do centro histórico. Eu comi a cocada e posso dizer que foi das melhores da vida (esqueci de fazer foto. 😭)

Ainda, acho que super vale a pena visitar as praias de Trindade e Paraty Mirim, as várias cachoeiras da região e almoçar no @gastrobar (que muita gente me indicou, mas não consegui ir), mas esses terão que ficar para a próxima vinda.

Ah, segundo o Clayton, do @paraty.rj, para o passeio de lancha/barco/escuna uma das melhores épocas é maio. A cidade não está mais lotada e a água ainda está quentinha.

O que fazer em 24h em Paraty

Paraty

1. Hospedagem na @pousadaliteraria. É um paraíso lindo, rústico e cheio de verde no coração do centro histórico (tire um tempo pra curtir a piscina e o jardim. Lendo, é claro). Dois drinks pra pedir no bar da piscina: caipirinha de jaboticaba e Jorge Amado (nele vai maracujá e o famoso licor Gabriela, que é daqui. É esse drink que estou bebendo na foto).

2. Jantar no @quintaldasletrasparaty, que é o restaurante da pousada. Peça as opções com frutos do mar. Dois pratos ótimos são: Dupla terra e mar e Mexidinho do mar. Adoramos!

3. Café da manhã na @fazendabananal (incluso na diária para quem está hospedado na pousada). Quase tudo de produção própria e orgânico. Pra mim, os pontos altos foram o waffle de pão de queijo (tem foto no carrossel), a tapioca com 2 queijos (queijos produzidos na queijaria de lá) e o café passado com caldo de cana. Não deixe de visitar o museu no antigo casarão da fazenda. Conta muito sobre a história da fazenda e sobre os ciclos de apogeu e declínio de Paraty.

4. Tour e degustação na cachacaparatiana (bem em frente à Fazenda Bananal: a beleza natural do local é incrível (um rio divino e vegetação que parece obra de arte). Depois o tour com degustação fecha com chave de ouro. Cachaças tradicionais ótimas e licores divinos (inclua nas suas compras os seguintes licores: Gabriela e Licor de Jabuticaba).

5. Tour pelo centro histórico de Paraty ou simplesmente passeio pelas ruas super charmosas e cheias de artesanato local enlouquecedor). O tour sai da @pousadaliteraria e também está incluso na diária. Dura 2h e da detalhes sobre a história e arquitetura local.

Veja mais!