Os quartos montessorianos estão com tudo! Além de serem um charme, eles são ótimos para desenvolver a autonomia, independência e criatividade das crianças.
Mas uma coisa que os pais sempre ficam com dúvidas é se dá para fazer um quarto montessoriano para bebê. Se não é perigoso para ele, já que não tem berço e o pequeno pode rolar para fora da caminha e acabar caindo no chão.
Bom, a verdade é que o quarto montessoriano pode ser utilizado desde o primeiro dia do bebê em casa e que essa questão do bebê “cair” da cama pode ser resolvida com alguns cuidados simples, que eu mostro hoje para vocês aqui no blog.
Solução 1: Colocar grades na cama
A ideia é que a cama montessoriana não tenha grades, para justamente dar liberdade para a criança se movimentar dentro do quarto conforme sua necessidade e desejo. Mas enquanto se é um bebê, que pode rolar e se machucar se cair do colchão, uma boa ideia é colocar grades que depois possam ser removidas.




Solução 2: Colocar rolinhos de espuma
Outra solução é montar a caminha com rolinhos de espuma em volta. Eles farão as vezes da grade.
Solução 3: Utilizar a técnica do ninho
Nesse caso, a ideia é fazer uma espécie de “ninho” dentro da cama para proteger a criança de rolar para fora.
Nesse vídeo eu mostro como pode se fazer um ninho:
Solução 4: usar proteção removível
Outra opção é colocar na cama uma dessas proteções removíveis que a gente encontra para vender em lojas de móveis ou utilidades. O único detalhe aqui é que, para utilizar esse tipo de proteção, o colchão tem que estar dentro de um “caixote” de madeira, para ter onde fixar a “grade”.
Assista também: