Categorias: Coluna Ginecologista e Obstetra

Queda dos cabelos na gravidez

Compartilhe:
pin it

É muito comum a queda dos cabelos na gravidez. Mas porquê isso acontece? Quem responde essa dúvida é a nossa colunista, a Dra. Maria do Carmo.

E se você quiser saber mais sobre cuidados com os cabelos durante a gravidez e a amamentação, leia este post AQUI ou assista este vídeo AQUI.

Queda dos cabelos na gravidez

A queda capilar durante a gravidez é mais comum do que o esperado e é quase uma regra no pós parto. Há diversos relatos de gestantes que perderam muito cabelo durante a gravidez e que os fios ficaram sem brilho, mas existem casos das gestantes falarem que durante a gravidez o cabelo ficou impecável!

No caso das mamães que sofreram com a perda, é sempre bom relembrar que é comum e é possível atuar na prevenção. Existem vários motivos que levam a perda dos fios e não surgimento de novos.

Um dos motivos é a carência de vitaminas e nutrientes, comum entre as gestantes e lactantes. O bebê retira os nutrientes da gestante e acontece a mesma coisa com a lactante, os bebê consomem os nutrientes da mamãe.

Em alguns casos, os médicos indicam polivitamínicos e ácido fólico para as mulheres que estejam tentando engravidar e mantemos durante toda gravidez e pós-parto. Além do mais, observamos o estoque de ferro, vitamina D e complexo B durante esse período, e, o cálcio durante a amamentação.

O banho hormonal durante a gravidez podem ter diferentes repercussões dependo de cada mulher. São muitos hormônios envolvidos, aumentando ou diminuindo conforme o período. O progesterona elevada pode deixar o cabelo mais bonito, grosso e volumoso em uma gestante, ou enfraquecido e seco em outra, da mesma forma a oleosidade do couro cabeludo pode variar conforme a predisposição de cada uma.

Leia também: cuidado com a pele durante a gravidez

No pós parto há uma redução destes hormônios, principalmente o estrógeno, refletindo em uma queda de cabelo acentuada que se inicia por volta de 1 a 3 meses depois do parto e melhorando após uns 6 meses.

Além disso, a parte psicológica e psiquiátrica é muito importante ser trabalhava nesse momento. Para algumas mulheres a gravidez e o parto podem ser momentos de muita felicidade, já para outra pode gerar o stress e ansiedade. O puerpério talvez seja o momento mais perigoso para o humor de uma mulher.

Ele acontece para quase todas as mulheres e a depressão pós-parto é muito comum, porém, infelizmente é muito pouco diagnosticada e tratada. A saúde mental da mamãe também pode afetar a queda dos cabelos. Por isso que é importante que elas tenham todo o acompanhamento médico.

O apoio familiar, ginástica e o suporte de um bom psicólogo podem ajudar muito. Medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos podem e devem ser utilizados se necessário, gerando uma melhora não só do humor, mas de todo corpo desta mamãe que tanto precisa estar 100%.

A própria queda de cabelo, que também é tida como besteira ou futilidade por muitos colegas, pode gerar muito stress e queda da autoestima. Quebrar este ciclo desvirtuoso em que stress e queda de cabelo se retroalimentam é fundamental para a vinda de um bebê saudável e formação de uma linda família

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil

Veja mais!