Categorias: bem estar | Coluna Sono e Pós-parto | colunas

Rituais de sono que ajudam na hora de dormir

Compartilhe:
pin it

Hoje, temos mais um post da coluna Sono e Pós-parto, escrito pela nossa colunista Marcia Horbacio. E, no texto de hoje, Marcia fala sobre os rituais de sono, aquelas pequenas “tarefas” que se repetem diariamente e que ajudam, e muito, na hora de fazer os pequenos dormirem.

Eu sempre tive rituais de sono com o Leo e agora já os criei com o Caê também. E posso garantir: a hora de ir para a cama, à noite, é bem mais tranquila com eles.

Vale a pena ficar de olho no que a Marcia tem a dizer sobre isso. Ela é expert no assunto.

Boa leitura!

rituais para a hora do sono

Rituais de sono para a hora de dormir

Por Marcia Horbacio

Olá mamães, aqui estou eu novamente para o nosso artigo do mês e desta vez vou falar de um assunto que ainda é dúvida para muitas mamães, que é o ritual de sono das crianças. Há muitas perguntas sobre quanto tempo deve durar o ritual, o que deve-se ou não fazer para relaxar o bebê, que horas ele deve começar e por aí vai. Hoje vamos explicar porque ele é importante e vamos dar dicas boas de um ritual de sono que vai ajudar seu filho a relaxar e dormir mais fácil e melhor.

Vários estudos comprovam que ter um ritual de sono é benéfico para a criança. Rituais de sono sinalizam para o corpo e para a mente que é hora de diminuir o ritmo e relaxar para dormir. As crianças se sentem mais seguras e relaxadas quando sabem o que vai acontecer depois. Os rituais de sono são bons até para os adultos. Segundo o website WEB MD, um estudo feito com 405 mães de crianças de 7 meses a 36 meses mostrou que crianças que tem um ritual de sono dormem com mais facilidade na sua própria cama, acordam menos à noite e tem uma melhor qualidade de sono quando adormecem.

Mas o que é um ritual de sono?

Ritual de sono é um conjunto de ações que realizamos sempre na mesma ordem, num período anterior a hora de ir dormir. No caso dos adultos, um ritual de sono pode simplesmente ser escovar os dentes, fazer xixi, trocar o pijama, apagar a luz e pronto! Desde que você faça isso sempre na mesma ordem, você tem um ritual para dormir. Mas com a criança é um pouco mais complexo.

Quanto começar a estabelecer um ritual de sono?

Muitos pais começam entre 6-8 semanas de idade a estabelecer uma ordem de atividades antes de dormir, como por exemplo um banho morno seguido de uma gostosa massagem. Não existe ritual certo nem ritual que faz o bebê dormir, mas o ritual que agrada o seu bebê. Você precisa descobrir o que o relaxa.

Quanto tempo deve durar o ritual de sono?

Isso vai depender da idade e do gosto da família. Normalmente crianças até 1 ou 1.5 ano tem um ritual mais curto, em torno de 20-30 minutos, enquanto as crianças maiores precisam de mais tempo para relaxar, levando muitas vezes de 30-40 minutos.

E para as crianças que mesmo assim continuam muito agitadas?

Alguns pais demoram a perceber que seus filhos precisam de mais tempo para relaxar. Algumas crianças simplesmente não conseguem relaxar com um curto ritual de sono, mas precisam começar bem antes a realizar atividades calmas como leitura, desenho, ajudar a mamãe a colocar a mesa ou mesmo sentar no sofa com a mamãe para conversar e cantar uma música. Não são todas as crianças que são assim, mas para essas, eu sugiro aos pais que façam um “ritual pré-ritual”, onde as atividades antes de começar as atividades do ritual de sono são atividades também mais calmas, sem aparelhos eletrônicos ligados, com uma luz na casa mais baixa e as vozes dos adultos mais baixas também. Ou seja, as crianças muito agitadas precisam desse tempo a mais para irem desacelerando.

Como fazer o ritual quando a mãe tem dois filhos?

Se você puder, estabeleça um ritual mais curto para as crianças, assim fica mais fácil fazer com um depois de colocar o outro para dormir. Se um for um bebê e o outro uma criança entre 2 a 4 anos, procure escolher uma coisa que o mais velho gosta muito de fazer e deixe essa atividade para a hora do ritual do mais novinho. Pode ficar mais fácil deixar o mais velho assistir aquele filminho na TV, mas lembre que o mais velho também vai dormir e talvez a TV atrapalhe o sono dele depois (nem todas as crianças são sensíveis assim, mas se o seu for, é melhor prestar atenção e buscar outra atividade que não seja a TV).

Se você tem dois muito pequenos e está sozinha na hora do ritual, provavelmente os dois vão para a cama na mesma hora. Quando eu trabalhava com gêmeos, procurava fazer rituais no chão do quarto com os dois bebês, sendo um colocado em cima de um travesseiro e outro no meu colo e eu ia revezando. Outra coisa para ter em mente é que com dois bebês você pode ter que reduzir seu ritual , esquecer massagem e banho e talvez deixar essas coisas para outra hora do dia, sem essas fazerem parte do ritual de sono. Um ritual no chão do quarto com os dois, trocando fralda, colocando pijamas , cantando e quando um precisar de colo, o outro ficando no travesseiro, pode dar muito certo! Escolha a simplicidade e reduza o tempo do ritual para poder fazer sozinha com dois bebês.

Rituais de sono devem ser simples de modo que possam ser feitos onde quer que a criança esteja. Observe o seu bebê e escolha para ele atividades gostosas que vão ser relacionadas ao sono porque fazendo isso a hora de dormir vai ser puro prazer!

>>> Confira o passo a passo para fazer a Técnica do Ninho que ajuda o bebê a dormir melhor:

Assista também esse vídeo, com dicas para o bebê dormir sozinho no berço:

Colunistas MdM Marcia- sono. - NOVO 25.08cdr

Veja mais!