Rituais de sono que ajudam na hora de dormir

Rituais de sono que ajudam na hora de dormir


20 de março de 2015

Hoje, temos mais um post da coluna Sono e Pós-parto, escrito pela nossa colunista Marcia Horbacio. E, no texto de hoje, Marcia fala sobre os rituais de sono, aquelas pequenas “tarefas” que se repetem diariamente e que ajudam, e muito, na hora de fazer os pequenos dormirem.

Eu sempre tive rituais de sono com o Leo e agora já os criei com o Caê também. E posso garantir: a hora de ir para a cama, à noite, é bem mais tranquila com eles.

Vale a pena ficar de olho no que a Marcia tem a dizer sobre isso. Ela é expert no assunto.

Boa leitura!

rituais para a hora do sono

Rituais de sono para a hora de dormir

Por Marcia Horbacio

Olá mamães, aqui estou eu novamente para o nosso artigo do mês e desta vez vou falar de um assunto que ainda é dúvida para muitas mamães, que é o ritual de sono das crianças. Há muitas perguntas sobre quanto tempo deve durar o ritual, o que deve-se ou não fazer para relaxar o bebê, que horas ele deve começar e por aí vai. Hoje vamos explicar porque ele é importante e vamos dar dicas boas de um ritual de sono que vai ajudar seu filho a relaxar e dormir mais fácil e melhor.

Vários estudos comprovam que ter um ritual de sono é benéfico para a criança. Rituais de sono sinalizam para o corpo e para a mente que é hora de diminuir o ritmo e relaxar para dormir. As crianças se sentem mais seguras e relaxadas quando sabem o que vai acontecer depois. Os rituais de sono são bons até para os adultos. Segundo o website WEB MD, um estudo feito com 405 mães de crianças de 7 meses a 36 meses mostrou que crianças que tem um ritual de sono dormem com mais facilidade na sua própria cama, acordam menos à noite e tem uma melhor qualidade de sono quando adormecem.

Mas o que é um ritual de sono?

Ritual de sono é um conjunto de ações que realizamos sempre na mesma ordem, num período anterior a hora de ir dormir. No caso dos adultos, um ritual de sono pode simplesmente ser escovar os dentes, fazer xixi, trocar o pijama, apagar a luz e pronto! Desde que você faça isso sempre na mesma ordem, você tem um ritual para dormir. Mas com a criança é um pouco mais complexo.

Quanto começar a estabelecer um ritual de sono?

Muitos pais começam entre 6-8 semanas de idade a estabelecer uma ordem de atividades antes de dormir, como por exemplo um banho morno seguido de uma gostosa massagem. Não existe ritual certo nem ritual que faz o bebê dormir, mas o ritual que agrada o seu bebê. Você precisa descobrir o que o relaxa.

Quanto tempo deve durar o ritual de sono?

Isso vai depender da idade e do gosto da família. Normalmente crianças até 1 ou 1.5 ano tem um ritual mais curto, em torno de 20-30 minutos, enquanto as crianças maiores precisam de mais tempo para relaxar, levando muitas vezes de 30-40 minutos.

E para as crianças que mesmo assim continuam muito agitadas?

Alguns pais demoram a perceber que seus filhos precisam de mais tempo para relaxar. Algumas crianças simplesmente não conseguem relaxar com um curto ritual de sono, mas precisam começar bem antes a realizar atividades calmas como leitura, desenho, ajudar a mamãe a colocar a mesa ou mesmo sentar no sofa com a mamãe para conversar e cantar uma música. Não são todas as crianças que são assim, mas para essas, eu sugiro aos pais que façam um “ritual pré-ritual”, onde as atividades antes de começar as atividades do ritual de sono são atividades também mais calmas, sem aparelhos eletrônicos ligados, com uma luz na casa mais baixa e as vozes dos adultos mais baixas também. Ou seja, as crianças muito agitadas precisam desse tempo a mais para irem desacelerando.

Como fazer o ritual quando a mãe tem dois filhos?

Se você puder, estabeleça um ritual mais curto para as crianças, assim fica mais fácil fazer com um depois de colocar o outro para dormir. Se um for um bebê e o outro uma criança entre 2 a 4 anos, procure escolher uma coisa que o mais velho gosta muito de fazer e deixe essa atividade para a hora do ritual do mais novinho. Pode ficar mais fácil deixar o mais velho assistir aquele filminho na TV, mas lembre que o mais velho também vai dormir e talvez a TV atrapalhe o sono dele depois (nem todas as crianças são sensíveis assim, mas se o seu for, é melhor prestar atenção e buscar outra atividade que não seja a TV).

Se você tem dois muito pequenos e está sozinha na hora do ritual, provavelmente os dois vão para a cama na mesma hora. Quando eu trabalhava com gêmeos, procurava fazer rituais no chão do quarto com os dois bebês, sendo um colocado em cima de um travesseiro e outro no meu colo e eu ia revezando. Outra coisa para ter em mente é que com dois bebês você pode ter que reduzir seu ritual , esquecer massagem e banho e talvez deixar essas coisas para outra hora do dia, sem essas fazerem parte do ritual de sono. Um ritual no chão do quarto com os dois, trocando fralda, colocando pijamas , cantando e quando um precisar de colo, o outro ficando no travesseiro, pode dar muito certo! Escolha a simplicidade e reduza o tempo do ritual para poder fazer sozinha com dois bebês.

Rituais de sono devem ser simples de modo que possam ser feitos onde quer que a criança esteja. Observe o seu bebê e escolha para ele atividades gostosas que vão ser relacionadas ao sono porque fazendo isso a hora de dormir vai ser puro prazer!

>>> Confira o passo a passo para fazer a Técnica do Ninho que ajuda o bebê a dormir melhor:

Assista também esse vídeo, com dicas para o bebê dormir sozinho no berço:

Colunistas MdM Marcia- sono. - NOVO 25.08cdr