Semana Mundial do Aleitamento Materno: 10 vídeos sobre amamentação que toda mãe precisa ver | Macetes de Mãe
Semana Mundial do Aleitamento Materno

Semana Mundial do Aleitamento Materno: 10 vídeos sobre amamentação que toda mãe precisa ver


2 de agosto de 2018

Começou ontem e vai até o dia 07 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Esse é um movimento, determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e UNICEF, desde 1992, cujo objetivo é defender a amamentação. Sabemos que a amamentação traz inúmeros benefícios para a vida do bebê. Além de colaborar  para o vínculo entre mãe e filho, contribui para o desenvolvimento emocional, cognitivo e sistema nervoso. São inúmeros os benefícios para a saúde do nosso filho.

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Mas muitas mulheres encontram dificuldades na hora de amamentar. Pega incorreta. Rachaduras no peito. Mastite. Cansaço. São só alguns dos desafios que podem ser encontrados. Porém, quando temos apoio, aumentam também as chances de sucesso na amamentação. Ter suporte facilita o processo, mesmo quando a mãe está exausta.

E, quanto mais tempo amamentarmos o bebê, maiores serão os benefícios à saúde dele e da mãe. Então, pensando em ajudar todas as mães que estejam passando por essa fase ou que passarão em breve, selecionei 10 vídeos que podem ajudá-las. Se você conhece alguma mãe que vive esse período da amamentação, ajude compartilhando essas informações com ela.

10 vídeos sobre amamentação que vão ajudar que você passe por essa fase

1. Benefícios da amamentação

Vamos começar pelos benefícios. Sabemos que são muitos, mas pouco se fala de alguns deles. Nesse vídeo, separei 10 benefícios  para a mãe, que quase ninguém fala.

2. Dificuldades para amamentar

Amamentar pode não ser uma missão tão simples e natural quanto a maioria pensa, mas você pode conseguir. Nesse vídeo, compartilho a minha experiência com o Leo – meu primeiro filho e quando tive dificuldades para amamentar.

3. Pega incorreta do bebê na amamentação

A pega incorreta do bebê durante a amamentação é uma das coisas que mais podem prejudicar a amamentação. Portanto, nesse vídeo, compartilho 7 principais sinais de que a pega do seu bebê está errada e que você pode corrigí-la.

4. Mastite

Mastite é um problema comum na amamentação. Por isso, conto nesse vídeo tudo o que você precisa saber sobre esse problema.

5. Rachaduras e fissuras

Rachaduras e fissuras são ainda mais comuns durante o período da amamentação. Nesse vídeo, compartilho 10 dicas que ajudam a evitar e a tratar as rachaduras e fissuras no peito.

6. Amamentação em livre demanda

Amamentação em livre demanda é o hábito de dar de mamar ao bebê sem horário marcado. Nesse vídeo, conto um pouco sobre os métodos mais comuns de amamentação, minha experiência com eles e, por fim, as vantagens da amamentação em livre demanda.

Leia também: os benefícios da amamentação prolongada

7. Formas do pai ajudar na hora de amamentar

Como disse no início desse post, quando temos ajuda, temos mais chance de ter sucesso na amamentação. Então, como o pai pode ajudar? Nesse vídeo, compartilho 5 formas.

8. Como o stress afeta na produção de leite

Você já ouviu falar que há mulheres que não menstruam quando estão passando por alguma situação desencadeada por estresse emocional? Isso ocorre porque o estresse libera hormônios específicos que danificam o funcionamento natural do corpo. Assim como a menstruação, a amamentação também pode ser prejudicada quando se vive momentos difíceis. Enfim, para compreender melhor a relação entre estresse e a amamentação, assista a esse vídeo.

9. Dicas para aumentar a produção de leite

Nesse vídeo, compartilho 10 dicas para aumentar a produção de leite e, portanto, poder fazer desse período, um momento mais tranquilo.

10. Será que amamentar ajuda a emagrecer?

Depois do nascimento de um filho, é normal a mãe querer voltar à antiga forma, perder aqueles quilinhos extras e, além disso, ter o corpo de antes sem grandes esforços. E nesse processo, a amamentação é uma grande aliada, já que para produzir leite o corpo despende uma quantidade significativa de calorias. Nesse vídeo, explico como é que ocorre o processo de emagrecimento quando se está amamentando.