Se tem uma coisa que gera dúvidas em muitos pais é a questão da fala das crianças: “Será que o meu filho já deveria estar falando?”, “Será que meu filho tem alguma dificuldade de comunicação?”, “Quando meu filho deverá falar?”. Essas e outras dúvidas costumam rondar os pensamentos dos pais, por isso, resolvi abordar esse assunto aqui no blog.
Assim, hoje, quem conversa com vocês é a fonoaudióloga Rafaela Schimidt. No seu post, ela irá abordar informações como o que esperar em cada faixa etária e os sinais de que a criança está passando por alguma dificuldade envolvendo a fala.
Espero que vocês gostem dos esclarecimentos e das dicas. Boa leitura!


Será que meu filho está com dificuldades na fala?
Por Rafaela Schmidt
Vocês já devem ter se perguntado se está tudo bem com a fala do seu filho, certo?
Eu, como Fonoaudióloga, escuto com frequência a seguinte frase das mães: “o pediatra falou que é normal, que cada um tem o seu tempo”.
Essa frase é verdadeira até certo ponto. Na literatura temos estudos que mostram o que esperar da linguagem da criança por faixas etárias. Contudo, nem todas as crianças se encaixam nesse padrão, pois realmente cada criança tem o seu tempo, recebe um estímulo diferente e possui diferentes contextos familiares.
É necessário estarmos atentos e receber as orientações adequadas para que realmente a criança consiga se desenvolver com tranquilidade. Além disso, temos que saber se ela tem recursos para isso e como podemos ajudá-la.
O que esperar para cada faixa etária?
– 2 meses: gestos não intencionais e expressões afetivas;
– 2-4 meses: balbucios;
– 4 meses: repetição de vocalizações;
– 5-8 meses: ampliação de gestos com caráter intencional e primeiras palavras;
– 9 meses: imita o adulto nas palavras que o interpreta com significado;
– 18 meses: faz uso de 50 palavras;
– 18-24 meses: vai se aprimorando e aumenta o repertório chegando a 200 palavras;
– 24-36 meses: começa a usar o pronome “eu” e frases complexas;
– 36 meses: consegue expressar o que pensa.
Um primeiro passo importante, é saber que existem diferenças entre a fala e a linguagem. Fala é a expressão verbal da linguagem que envolve a articulação dos sons, enquanto que linguagem é o sistema no qual podemos expressar nossos sentimentos, ideias e desejos. Através desta última, é possível se comunicar com o mundo e atuar sobre ele. O que deve ficar claro é que às vezes a criança pronuncia algumas palavras soltas, mas não consegue construir uma frase, ainda que seja esperado da criança de 2 (dois) anos de idade a construção de frases.
Quais os sinais que de meu filho está passando por uma dificuldade na linguagem?
– Não está apresentando aumento de vocabulário;
– Não consegue se expressar verbalmente;
– Começou a ter prejuízo social, e em alguns casos chega a morder ou bater.
Na dúvida, o profissional capacitado para avaliar, orientar a família e educadores é o fonoaudiólogo.
Fga.Ms. Rafaela Schmidt
CRFa.15.831. Contato: schmidt_rafaela@yahoo.com.br