Stress diminui a produção do leite? | Macetes de Mãe
estresse diminui a produção do leite

Stress diminui a produção do leite?


20 de junho de 2018

Olá mamães! No vídeo de hoje abordo a relação do stress e a produção do leite.

Com certeza, vocês já devem ter escutado falar que há mulheres que não menstruam  quando estão passando por alguma situação provocada por stress emocional. Assim como acontece com a menstruação, a amamentação também pode ser afetada quando se vive momentos difíceis.

Sabemos que, após o nascimento do bebê, a vida e a rotina da família se transformam. Passamos a dormir menos, a nos preocupar em dar conta de tudo: filho, casa, marido, trabalho. Ficamos muito cansadas. Tantas mudanças, consequentemente, podem gerar stress. E stress diminui a produção do leite.

Isso ocorre porque o stress libera hormônios específicos que prejudicam o funcionamento natural do corpo. Esses hormônios, são capazes de dificultar a atuação da prolactina (responsável pela produção do leite) e da ocitocina (responsável pela descida do leite). Assim, um pico de stress faz com que o corpo da mãe produza leite em menor quantidade.

Outras implicações podem ser desencadeadas. Uma mãe estressada, por exemplo, apresenta mais dificuldade em segurar direito a criança no peito e, assim, o bebê terá grande probabilidade de não conseguir abocanhar da maneira correta a aréola, sugando com falha e, por conseguinte, ingerindo pouco alimento. Essas dificuldades tornam a amamentação mais complicada.

Para entender melhor essa relação entre stress e amamentação, assista o vídeo abaixo. Nele explico como funciona o corpo da mulher durante a gravidez, no parto e nos pós parto.

Aperta o play e entenda porque o stress diminui a produção do leite.

Gostou desse vídeo? Então, não esqueça de deixar o seu like e de se inscrever no canal MdM e também de ativar o alerta de notificação de novos vídeos (assim você é avisada por e-mail sempre que um vídeo novo vai para o ar e não perde nadinha do nosso conteúdo).

Agora, os vídeos do Canal Macetes de Mãe vão ao ar às segundas, quartas e sextas, às 11h da manhã. Neles você confere dicas, macetes, reviews, receitas, DIY, desabafos e muito mais.

Conto com a sua inscrição no canal, hein?! Prometo que trago, semanalmente, conteúdo de qualidade para facilitar ainda mais a sua vida.