Sucção não nutritiva | Macetes de Mãe
Desmame noturno

Sucção não nutritiva


7 de setembro de 2019

Sucção não nutritiva é, por exemplo, o hábito de chupar o dedo ou chupeta. O ato de sugar satisfaz o bebê afetivamente e gera um sentimento de prazer e de segurança. A sucção é um recurso que o bebê dispõe para se acalmar e é fundamental para o amadurecimento psíquico.

No post de hoje, vamos entender um pouco mais sobre sucção não nutritiva com a nossa colunista, Dayse Cristina, especialista em amamentação.

Sucção não nutritiva

O processo de sucção inicia-se a partir da 29 semana, mas precisamente depois da 32 semana.

A sucção não – nutritiva é uma necessidade apresentada pelo bebê desde o seu nascimento que proporciona à criança prazer especial, sensação de bem-estar e proteção.

Os hábitos mais comuns associados à sucção não – nutritiva são o de sucção digital e de chupeta. A reiteração destes, podem gerar consequências nocivas ao desenvolvimento da criança, afinal são os maiores causadores de alterações oclusais, direcionando, ainda, para um desmame precoce, sem do mais alimentadas com mamadeiras.

Ocorre que o comportamento de sucção nos bebês e crianças pequenas advém de uma necessidade fisiológica de nutrientes. O que nos sugere pensar que uma vez suprida essa necessidade podemos acolher os bebês de outras maneiras, mas acolhê-los.

Se de um lado eu tenho o reflexo nocivo dos efeitos deletérios, de outro tenho a necessidade que me orienta no sentido da necessidade fisiológica para a nutrição. Assim, as questões de origens emocionais que pudessem justificar a necessidade de sucção não- nutritiva podem ser supridas com o afeto materno ou familiar, cuidadores e demais pessoas envolvidas nos cuidados com o bebê.

Acalmar e acolher sempre que necessário no sentido de entender a necessidade de afetividade e compreendendo os reflexos dos efeitos repetitivos deletérios.

Mais um motivo para a promoção do aleitamento materno que supre essa necessidade de afeto e de sucção, com caráter adicional de nutrição, padrão ouro, inclusive.

Sabe-se que o percentual da ocorrência de hábitos de sucção não-nutritiva diminui à medida que o tempo de amamentação exclusiva aumenta.

Dada amamentação efetiva e adequada entra em cena a rede de apoio capaz de acolher e observar como o bebê se acalma, o que faz com que ele entenda estar seguro e possa ficar tranquilo…

O que acalma o bebê? Uma voz, um colo, uma música, um ambiente específico?

De uma necessidade fisiológica à reiteração com reflexos nocivos o melhor caminho é sempre o de respeito com as famílias em quaisquer das suas decisões, acima de tudo para uma decisão com informação adequada.

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil