Técnica para ajudar o bebê a sentar | Macetes de Mãe

Técnica para ajudar o bebê a sentar


4 de dezembro de 2012

Há duas semanas meu pequeno Léo completou seis meses e eu me dei por conta que ele ainda não sentava sozinho, sem apoio. Coisa que alguns bebês já costumam fazer nessa idade.
Mesmo sabendo de cor e salteado e de trás para frente que cada bebê tem seu tempo e seu ritmo, é claro que como boa mamãe de primeira viagem fiquei ansiosa, querendo que ele começasse a desenvolver essa habilidade o quanto antes.
 Na consulta que tive com o pediatra uma semana depois dele completar seis meses, conversamos a respeito disso e ele disse que entre seis e sete meses é um prazo legal para o bebê se sentar sozinho, então que não havia com o que eu me preocupar, mas que, se eu quisesse, poderia dar uma ajudinha para meu bebê empregando uma técnica muito simples. 
Almofada-calça que produzi aqui em casa.
PS: Fala a verdade! Isso não é quase um brinquedo
Fisher-Price? kkkkk!

Essa técnica consiste em sentar o bebê com o apoio de uma almofada especial para esse fim. Essa almofada é feita em casa mesmo, usando uma calça jeans velha e enchimento para travesseiro ou almofada.

Quer fazer uma dessas para o seu bebê? Veja abaixo como é simples!
Do que você irá precisar:
  • Uma calça jeans ou de sarja velha, de preferência masculina, que tem as pernas mais largas (tem que ser de um tecido bem firme, como jeans ou sarja)
  • Flocos de espuma ou fibra acrílica para fazer o enchimento (se você usar fibra acrílica irá precisar de 4 a 5m de fibra, caso essa fibra tenha 1,40m de largura)
  • Linha grossa e agulha para costurar.
  • Fitas, botões, elástico e brinquedinhos para fixar nas pernas da calça e atrairem o bebê.
Como fazer:
Costure primeiro o cós da calça. Pode ser à mão mesmo. Em seguida, encha a calça com flocos de espuma ou fibra acrílica, de forma que ela fique bem firme (pode apertar bem o enchimento e colocar bastante). 
 
Preencha até mais ou menos a altura do joelho. Amarre nesse ponto com uma fita e corte o que sobrou da calça (parte da perna sem enchimento).
Assim que você produziu a base, fixe na perna da calça fitas, botões e brinquedinhos que atraiam o bebê. Legal é fixar essas coisas com um elástico firme, porque o bebê provavelmente irá pegá-las e querer levar à boca. Cuide para não fixar os “chamarizes” muito para trás (perto da prte de cima da coxa), se não o bebê tentará pegá-los e cairá para trás. Uma altura legal para começar a prender é do meio da coxa para frente. 
 
Prenda pelo menos um atrativo em cada perna e TOME MUITO CUIDADO para fixar tudo muito bem para não correr o risco de acontecer algum acidente, com o bebê arrancando e engolindo os atrativos (ou só fixe coisas grandinhas, que ele não possa engolir).
Como usar:
“Zeintein”!!! Esse é o Léo em pleno treinamento! :-)

Depois de pronta a almofada-dalça, sente o bebê de costas para o cós da calça, olhando para os joelhos dela. Sempre sente-o no chão e com um edredon ou tapetinho fofinho embaixo, para evitar acidentes. A parte do quadril da calça irá sustentar as costinhas do bebê e as pernas os seus bracinhos e laterais do corpo.

Almofada sendo usada como suporte na frente.

Outra opção é sentar o bebê com um encosto qualquer (e seguro) nas costas e colocar a calça na frente dele, com o rosto dele visualizando o quadril da calça e os joelhos para trás do seu corpinho. No meio entre o bebê e a calça coloque brinquedos, para ele se divertir. Se ele tombar para frente, será protegido pela calça.

Eu estou empregando essa técnica a menos de uma semana e é incrível a evolução que já percebemos.
Questionei meu pediatra se essa havia sido uma criação dele ele me informou que não. A criadora foi uma senhora que vivia nos cofins da Amazônia e que, tendo que cuidar de três netinhos da mesma idade, que ainda não sentavam, se viu obrigada a inventar algo que funcionasse como uma “cadeirinha”, mas que pudesse ser colocado no chão e que mantivesse os bebês seguros. Alguns médicos, em passagem pela Amazônia viram a invenção e importaram a ideia, de tão genial que essa lhes pareceu.
Eu amei esse macete e super indico!!!!
 
IMPORTANTE: Essa e outras tantas técnicas que ajudam o bebê a sentar já podem começar a ser empregadas a partir de quatro meses e meio da criança (porque nunca me disse isso??? Kkk!). Quanto antes e quanto mais o bebê for estimulado (sempre cuidando para não exagerar, é claro), mais cedo ele desenvolverá a habilidade de sentar.
 
LEIA MAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE SENTAR: