Tudo o que você precisa saber sobre a coqueluche | Macetes de Mãe

COQUELUCHE

Tudo o que você precisa saber sobre a coqueluche


9 de outubro de 2019

Sabe aquelas doenças que, por muito tempo, a gente quase não ouve falar, mas acabam voltando?1 Pois bem, exatamente isso aconteceu com a coqueluche, que virou pauta de discussão em muitas rodinhas de conversa e grupos de whatsapp – e nem sempre com informação séria e confiável – eu resolvi fazer o vídeo hoje, no qual eu explico um pouco mais sobre a doença, falo sobre os seus mitos e verdades e, principalmente, sobre como evitá-la.

Assim, para ficar por dentro deste problema convido você a assistir ao vídeo hoje do Canal Macetes de Mãe, no qual eu explico direitinho sobre a coqueluche: o que é, causas, sintomas, complicações, formas de transmissão, mitos e verdades e forma de prevenção.

Agora que você está por dentro do que é a coqueluche e do quanto ela pode ser perigosa, principalmente para bebês pequenos, convido-a a compartilhar esse post ou o vídeo do YouTube com outras famílias, a fim de evitar o aumento de casos da doença.1

E sempre lembrando que a vacina contra a coqueluche é gratuita na rede pública de saúde para bebês e gestantes. 1

Além da vacinação, manter bons hábitos de higiene, como lavar as mãos, também é fundamental para a prevenção da coqueluche.3 No caso de dúvidas, acesse o site do Casa de Vacinas da GSK, clicando AQUI para obter mais informações.

E para finalizar, deixo, como sempre, uma mensagem muito importante: nada substitui a consulta com um médico. No caso de dúvidas, contate o pediatra do seu filho.

  1. BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim epidemiológico, 2015. Disponível em: <http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2015/dezembro/08/2015-012—Coqueluche-08.12.15.pdf>. Acesso em: 09 set. 2019.
  2. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Pertussis (Whooping Cough). Prevention. Disponível em: <https://www.cdc.gov/pertussis/about/prevention/index.html>. Acesso em: 12 set. 2019.