Categorias: Cuidados/Saúde

5 sinais que seu filho precisa de óculos

Compartilhe:
pin it

Já contei lá no meu Instagram que meus filhos, os dois, estão usando óculos. Começaram este ano, após uma visita ao oftalmologista. Muito provavelmente, isso é resultado da pandemia, que causou no aumento do uso de telas.

Muitas pessoas me perguntaram como percebemos que as crianças precisavam de óculos. A verdade, é que fazemos visitas periódicas ao oftalmologista, porque na família todo mundo usa.

Pensando em ajudar mais pessoas, listo abaixo alguns sinais que podem ser uma viso de que seu filho precisa de óculos. Porém, o ideal é uma visita ao oftalmo para confirmar. Lembrando que problemas na visão podem comprometer o aprendizado e desenvolvimento da criança.

Essas dicas foram enviadas para mim pela assessoria de imprensa a4&holofote comunicação.

Veja abaixo alguns sinais de que o seu filho precisa de óculos:

1.      Grudado na tela


Colocar-se muito próximo à televisão, computador, tablete ou celular pode indicar alguma dificuldade para enxergar, como a hipermetropia nas crianças ou a miopia nos adolescentes. A dificuldade de ver corretamente faz com que as crianças se aproximem cada vez mais das telas, gerando ainda mais prejuízo aos olhos.

2.       Sensibilidade elevada

O desconforto exagerado sob a luz solar ou em ambiente iluminado pode ser sinal de fotofobia, causada por astigmatismo ou estrabismo. Em ambos os casos, a luz entra nos olhos de forma inadequada, dificultando o foco e causando dor de cabeça e incômodo. As dores de cabeça podem ainda estar ligadas a outros problemas de visão e requerem especial atenção.

Leia também: seu filho precisa de óculos? Faça um teste rápido

3.       Esfrega-esfrega

Coçar os olhos com frequência pode revelar desde irritação simples até conjuntivite. Além disso, coçar os olhos com frequência pode causar ceratocone, doença que afeta a córnea e causa astigmatismo. Nas crianças, o mais comum é que a coceira seja causada por fadiga ocular devido à exposição à luz azul violeta visível (AVVL), emitida pelas telas de equipamentos eletrônicos.

Para evitar o agravamento ou surgimento de doenças na vista, existem no mercado lentes específicas para o público infantil que vive conectado. As lentes ZEISS Kids, da multinacional alemã ZEISS, por exemplo, contam com tratamento que promove o bloqueio das AVVL e ainda possuem tecnologia UV Protect, contra os raios ultravioletas do sol.

4.       Letrinhas grudadas

Utilizar o dedo indicador como condutor para ajudar na leitura é sinal de dificuldade visual. A técnica de leitura utilizada pela criança pode indicar a existência de ambliopia. Também conhecida como síndrome do olho preguiçoso, em que as letras e palavras parecem muito próximas, dificultando a leitura.

5.       Notas baixas

Falta de atenção em sala de aula e notas baixas no boletim escolar podem significar mais do que desinteresse. Muitas crianças apresentam esse comportamento devido a problemas de visão que impedem o bom aproveitamento na escola. Miopia, hipermetropia, astigmatismo, estrabismo, visão monocular e outras patologias – que podem necessitar de intervenção cirúrgica – podem ser as responsáveis pelo baixo desempenho das crianças na escola.

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil

Veja mais!