6 dicas para o trabalho de parto | Macetes de Mãe
dicas para entrar em trabalho de parto

6 dicas para o trabalho de parto


19 de maio de 2019

Entrar em trabalho de parto é o sonho de muitas mulheres, embora cause medo, principalmente, nas mamães de primeira viagem. E é normal, afinal o desconhecido nos causa certa ansiedade e medo mesmo. Durante a gestação, a mulher vai se preparando para esse grande dia, o dia em que vai conhecer o grande amor da vida dela. O dia do parto. Até lá, muitas gravidinhas ficam pensando em como entrar em trabalho de parto e ter um parto normal.

Para ajudar e esclarecer essa dúvida muito comum, o nosso colunista, o Dr. Alfonso Araújo, ginecologista e obstetra, compartilha conosco 6 dicas para entrar em trabalho de parto. Preparada? Confira essas dicas.

6 dicas para entrar em trabalho de parto e ter um parto normal

O parto normal traz uma série de benefícios para a mãe e para o bebê. Uma coisa que todas as mamães precisam ter em mente é que não tem como apressar esse processo natural. Algumas mulheres conseguem dar luz à um bebê em menos de duas horas. Já outras demoram mais de 24 horas, desde o início das contrações até o nascimento da criança.

Contudo, para as mamães que estão entre a 37ª e 40ª semanas de gestação, existem algumas dicas para entrar em trabalho de parto que podem te ajudar nesse momento. Confira abaixo:

1. Estimule os mamilos

Ao estimular os mamilos, a gestante consegue liberar a ocitocina do organismo. Esse é o hormônio responsável por gerar as contrações que são fundamentais no parto normal.

Você pode fazer a estimulação diariamente a partir da 37ª semana de gestação, por pelo menos uma hora. Faça movimentos suaves pois essa região fica bastante sensível nesse período.

2. Caminhe por alguns minutos

As caminhadas ajudam na dilatação. Elas são tão eficazes que vários hospitais colocam até mesmo esteiras nos quartos das gestantes para que elas possam usar essa fator a seu favor durante o trabalho de parto.

Para quem já entrou na 37ª semana, o ideal é caminhar ao menos uma hora pela manhã e à tarde. Mas lembre-se sempre de tomar muita água.

3. Faça agachamento

Mais um dos exercícios físicos que pode estimular o parto normal é o agachamento. Ele ajuda a estimular a dilatação e, além disso, também ajuda o bebê a descer pelo canal vaginal com mais facilidade.

Ao fazer esse exercício procure se apoiar em uma parede. Lembre-se que você estará agachando com o seu peso e o do bebê, logo é preciso cuidado para não sobrecarregar a coluna e a lombar.

Leia também: Parto Normal – Eu Consegui

4. Execute movimentos giratórios na bola de pilates

Outra dica para entrar em trabalho de parto é sentar em uma bola de pilates e fazer movimentos giratórios com o quadril. Esse tipo de exercício também vai ajudar na dilatação e ainda poderá diminuir as dores das contrações.

Portanto, você pode fazer esse tipo de exercício também a partir da 37ª semana gestacional. E não é necessário passar horas se exercitando, apenas 15 minutos diários já é o suficiente.
As mães que já estão na maternidade também podem usar esse método para acelerar a dilatação.

5. Beber muita água ajuda no trabalho de parto

Se você quer acelerar o trabalho de parto normal também deve beber muita água. Isso porque o processo do nosso corpo que transforma a água em urina ajuda muito na dilatação. Então não esqueça de se hidratar durante o trabalho de parto.

6. Entre em uma banheira com água quentinha

Mais uma alternativa é entrar em uma banheira com água quentinha. Como resultado, essa temperatura mais elevada em conjunto com massagens nas costas também irá acelerar esse processo.

Essas são algumas dicas para entrar em trabalho de parto normal com mais rapidez. Mas lembre-se, você deve ficar tranquila pois esse processo deve demorar o tempo que o bebê precisa.

 

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil