Categorias: Coluna Nutrição Infantil

A hora da refeição: um momento de prazer ao lado da família

Compartilhe:
pin it

A gente sabe que a hora da refeição pode virar um campo de batalha. A criança não quer comer de tudo, espalha a comida pelo chão, chora e nós acabamos perdendo a paciência. Então, como tornar esse momento prazeroso?

No post de hoje, a Dra. Roseli Ueno, nutricionista e colunista aqui do blog, compartilha conosco algumas dicas para a hora da refeição ser um momento de prazer entre a família. O segredo está baseado em uma única coisa: não complicar na hora de preparar os alimentos. Quanto mais receita simples, quanto mais comida de verdade no prato, mais a hora da refeição fica gostosa.

A hora da refeição: um momento de prazer ao lado da família

Há sempre insegurança na hora de montar o prato de refeição das crianças. O que colocar? Como montar? são dúvidas comuns dos pais. Mas não há mistério ou fórmulas mágicas. Não é preciso ser chef de cozinha e criar receitas refinadas ou complicadas. A recomendação é ser simples e compartilhar as receitas da sua família. lembre-se que a refeição deve ser um momento de paz, alegria, saúde e bem-estar.

Para não complicar, faça receitas simples e use verduras, legumes e frutas da época da sua região porque fica mais fácil de encontrar os ingredientes e com menores preços. Na preparação da comida siga alguns cuidados:

Divida o prato em 4 partes:

¼: verduras e legumes (são fonte de fibras, vitamina, minerais e antioxidantes) – saladas de alface, escarola, pepino, rúcula, couve, tomate… ou se não gosta de saladas escolhas os legumes refogados ou cozidos ou assados como couve flor, brócolis, abóbora, abobrinha, cenoura, beterraba …

¼: proteína animal – carne de cortes magros, sem gordura aparente, ovos, frango sem pele, peixes

¼: carboidratos (energia)– arroz, quinoa, batata, batata doce, macarrão integral, mandioca, mandioquinha, milho, inhame, cará

¼: proteína vegetal (fibras)– feijão, grão de bico, lentilha, ervilha, soja, tremoço

O segredo é a forma de preparo. Evite sempre que possível todos os excessos:

  •  gorduras como frituras, salgadinhos de pacote, creme de leite, bolos com base de gordura, empanados, etc.
  • vegetais cozidos excessivamente (perdem a cor e as fibras)
  • excesso de sal
  • embutidos como salsicha, mortadela, salame, presunto, linguiça
  • açúcar e doces
  • azeite é uma fonte de gordura saudável, mas lembre que é fonte de calorias.

Leia também: por que comida caseira é melhor para o meu filho?

Um prato colorido e variado com alimentos saudáveis proporciona saúde e conforto na hora de comer. Use suas receitas de família, conte histórias, por exemplo do frango assado com batatas e salada verde que sua avó fazia aos domingos.

Veja mais!