A importância das sonecas para o aprendizado do bebê (e dicas para melhorar as sonecas do seu filho)

A importância das sonecas para o aprendizado do bebê (e dicas para melhorar as sonecas do seu filho)


8 de abril de 2016

Olá mamães? Hoje, o assunto que irei abordar com vocês é o sono do dia e a importância dele para o desenvolvimento intelectual do bebê.

Um estudo feito pela Ruhr University Bochum, na Alemanha, com 216 bebês de até um ano de idade, mostrou que os bebês que não dormiram depois de terem aprendido uma brincadeira  com marionetes feita pelos especialistas não foram capazes de repetir a brincadeira no dia seguinte enquanto que todos os bebês que tiraram uma longa soneca depois de serem expostos à atividade conseguiram lembrá-la no dia seguinte.

sonecas das criancas
Photo Credit: .aLx. via Compfight cc

O estudo, publicado na Proocedings of the National Academy of Science, um jornal científico da National Academy of Science dos Estados Unidos, concluiu que o sono é crucial para o aprendizado. A Dra. Jane Herbert , do Departamento de Psicologia da Universidade de Sheffield disse: “Aqueles bebês que dormiram uma boa soneca depois de aprenderem a nova brincadeira, conseguiram fazê-a de novo, os que não dormiram haviam esquecido completamente.” Segundo ela, essas descobertas mostram como é bom ler para os bebês antes deles irem dormir.

Muitas mamães podem ler esse artigo e pensar: “Bom, então me diga como! Porque tudo que eu faço é tentar colocar o meu bebê para dormir e ele não dorme!” E eu sei que isso é verdade e causa de frustração. Crianças até dois anos, principalmente, estão aprendendo tudo muito rapidamente e, apesar de precisarem do sono, costumam recusá-lo porque querem estar atentos às novidades, praticar o que estão aprendendo de novo e, principalmente, aproveitar o tempo com os pais. Mas isso não quer dizer que eles não precisem dormir. Então, o que a mamãe precisa fazer é tentar mais e perseverar, levar a criança para a cama, cuidar do ambiente de sono para que seja adequado ao sono , cuidar até do ambiente pré-sono (o lugar que o bebê brinca antes de começar a soneca) para que ele consiga relaxar mais para dormir. A grande maioria dos bebês até 6 meses ainda precisa dormir a cada 2 horas, às vezes até a cada 1.5hora. E, mesmo não mostrando sinais de sono, a necessidade existe. Quando ele não dorme, acaba chegando no final do dia muito cansado e não consegue relaxar para a noite. E, também pelo que vimos no estudo acima, guardam menos coisas novas que aprenderam,

Abaixo, cinco dicas importantes para melhorar as sonecas do seu filho:

Respeite as janelas de sono do bebê de acordo com a idade que ele está

 Até 6 meses a maioria dos bebês precisa ir dormir a cada 2 horas. Procure levar o bebê mesmo que ele não demonstre sempre sinais de sono e observe o seu bebê para aprender com ele. Ele pode ser o bebê que precisa de 1hora e 45 minutos de intervalo ou aquele que fica melhor com 2horas e 15 minutos, mas a grande maioria dorme a cada 2 horas.

A primeira janela de sono é sempre mais curta

O primeiro intervalo entre a hora que acordou de manhã e a primeira soneca geralmente precisa ser um pouco mais curto que os outros. Então se o bebê tem menos de 6 meses e dorme a cada 2 horas, nesse primeiro intervalo pode ter sono com 1.5 hora da hora que acordou.

Trabalhe para alongar as sonecas de menos de 45 minutos

Antes do bebê acordar, vá para o quarto e tente fazer o shushing ( shhhh..) e, ao mesmo tempo, passe a mão de leve sobre o bebê. Mas importante: isso tem que ser feito antes do bebê estar acordado ou quase acordado. O ideal é quando ele está passando do sono profundo para o mais leve.

Cuide da luminosidade

Muitas mamães pensam que é preciso deixar o bebê dormir no claro para que ele aprenda a diferença entre dia e noite. Mas a verdade é que isso eles aprendem isso muito cedo, e por conta própria. Assim, não é preciso ficar colocando o bebê – que já está com dificuldade para dormir as sonecas – num ambiente muito claro e, por consequência, desconfortável. Isso irá, na verdade, só atrapalhar o sono dele. O ambiente deve ser mais escurinho, como uma penumbra, um pouco mais claro que de noite (mas ainda escurinho).

Cuide do ambiente antes da cama

O bebê que tem muita dificuldade com as sonecas precisa de um ritual de sonecas curto (algo como, por exemplo, troca de fraldas, uma musiquinha e ninar um pouquinho). Mas antes dele ir para o ambiente onde faz o ritual de sono, mantenha-o na meia hora antes de começar o ritual num ambiente calmo, com menos luz e menos gente. Se ele tem dificuldades com as sonecas, pode precisar muito disso. Outra coisa importante é que, quando falo que o bebê precisa dormir a cada 2 horas, não significa que a gente deva começar o ritual de sono na marca das 2 horas. O ritual de sono precisa começar um pouco antes para o bebê estar efetivamente dormindo na marca das 2 horas.

Essas dicas podem ajudar os bebês a dormirem melhor suas sonecas e consequentemente ter um bom ritmo no aprendizado e na construção da memória. Espero que tenham gostado das dicas. No próximo mês estarei aqui de novo! Até breve.

Espero que essas informações  ajudem muitas mamães preocupadas com as sonecas de seus filhos  e até o mês que vem com mais dicas sobre o sono do bebê .

>>> Conheça também a técnica do ninho que ajuda o bebê a dormir melhor