As verdadeiras razões pelas quais as mães como eu compartilham suas fotos de amamentação | Macetes de Mãe

As verdadeiras razões pelas quais as mães como eu compartilham suas fotos de amamentação


15 de janeiro de 2019

A amamentação nas redes sociais é um assunto bastante comum e muito comentado. Mas as fotos de mulheres amamentando ainda podem causar espanto para os seguidores. Nesse post, uma livre tradução do site Babble, Wendy Wisner fala sobre os motivos e razões das mães compartilharem este momento tão especial. Leia e inspire-se.

As verdadeiras razões pelas quais as mães como eu compartilham suas fotos de amamentação

Por Wendy Wisner

Nos anos em que amamentei meus dois filhos, teve muitas vezes que eu compartilhava fotos deles no Facebook ou no Instagram enquanto eles amamentavam em meus braços.

No começo, eu estava um pouco tímida sobre isso, tomando cuidado para não postar nada que aparecesse demais e me certificando de não postá-los com muita frequência. Mas depois de receber uma grande quantidade de apoio nos comentários (e muitos emojis de apoio), comecei a postar mais.

Um ano, durante o ‘Mês de Amamentação Nacional’, eu até publiquei uma foto de amamentação por dia com meu filho mais novo. Tive a sorte da recepção de amigos e familiares ter sido, em geral, positiva mas havia definitivamente alguns críticos.

Com o passar dos anos e o ato de postar selfies de amamentação (ou “brelfies”, em inglês) tornou-se mais comum, eu tenho visto cada vez mais a aceitação disso. E, embora isso tenha sido incrível de se testemunhar, também estou chocada com o fato de que ainda há muita negatividade em torno disso.

É 2018 e, no entanto, as mulheres são frequentemente acusadas de postar as fotos porque simplesmente querem atenção. Ou ainda, porque eles querem “irritar as pessoas”. Os críticos muitas vezes chamam as imagens de inapropriadas, desnecessárias, repugnantes… ou pior. E há aquelas que estão para amamentar, mas ainda não entendem porque uma mãe escolheria algo tão aparentemente privado para compartilhar com o mundo.

Leia também: Amamentação – Querer nem sempre é poder

Antes de mais nada, deixe-me esclarecer uma coisa: nunca na minha vida conheci uma mulher que postou fotos de amamentação para fins egoístas e que buscam atenção. Na verdade, é exatamente o oposto. A maioria das mães quer apenas compartilhar um momento especial entre elas e seus filhos. A última coisa que elas querem é estar no centro das atenções.

Se você me perguntar, pensar em fotos de amamentação dessa maneira mostra uma falta de compreensão do que a amamentação realmente significa para a maioria das mães – ou seja, que é uma parte comum da vida. Quero dizer, se alguém postasse uma foto de si mesmo amamentando seu bebê, você diria que eles estão fazendo isso “apenas para chamar atenção”?

Parece-me que só porque peitos estão envolvidos, não podemos deixar de sexualizar as coisas. Mas realmente… uma mulher alimentando seu bebê? Isso é sensual?

Esse tipo de pensamento equivocado é, na verdade, uma das principais razões pelas quais as mulheres compartilham suas fotos sobre amamentação. Não estamos apenas postando fotos pelo impacto, a fim de obter mais curtidas e compartilhamentos. Estamos mostrando aos outros que a maneira como alimentamos nossos bebês não é nada para se envergonhar, e definitivamente nada que precisa ser mantido a portas fechadas. Em suma, estamos tentando normalizá-lo – lembrando que amamentar nossos bebês é tão básico quanto levá-los ao parque, empurrá-los em um carrinho ou deixá-los tirar um cochilo nos braços.

Mas você não precisa acreditar na minha palavra. Recentemente, perguntei a algumas mães que amamentam, porque elas escolheram compartilhar suas próprias fotos – e suas razões variaram.

1. Porque parece natural e certo.

Pam Moore, mãe de dois filhos de Boulder, Colorado, diz que não pensou duas vezes antes de compartilhar uma foto de si mesma em seu blog há alguns anos. Foi logo depois que ela correu uma meia maratona e seus seios estavam cheios de leite. Então amamentar naquele momento só fazia sentido.

“Eu estava MORRENDO e parei para amamentar na linha de chegada”, ela diz à Babble.

O marido de Moore foi quem tirou a foto, e ela diz que “parecia totalmente natural postar aquela foto”. Para Moore, isso não tinha nada a ver com fazer algum tipo de declaração; em vez disso, compartilhei “porque era uma foto linda na qual eu estava radiante depois de completar uma meia maratona”.

Ela acrescenta que se alguém tivesse visto a foto e isso a inspirasse a se sentir mais confortável amamentando em público, isso seria incrível. Mas no momento, essa não era sua intenção.

2. Porque resume os primeiros dias da criação dos filhos.

Lindsey Klein, mãe de dois filhos de Nova York, diz que ela tem fotos de amamentação tiradas por fotógrafos profissionais para seus dois filhos. Ela acrescenta que suas razões para tê-las tiradas – e também compartilhá-las com entusiasmo nas redes sociais – são por uma razão muito simples.

“Eu adorava compartilhar fotos … resumia os primeiros dias da criação dos filhos”, explica ela. “Nós estávamos unidos e é isso.”

3. Porque é uma oportunidade para ensinar às mães grávidas como é a amamentação.

Sarah Sprague, mãe de quatro filhos e blogueira da Nurshable, tem uma razão mais intencional porque compartilhou fotos de amamentação ao longo dos anos: “Amamentar é observar e fazer”, diz ela. “Se a mãe não vê, fazer é mais difícil.”

Sprague acredita que quanto mais jovens e moças vejam alguém amamentando, mais provável será que experimentem um dia. Porque mesmo que a mãe dela a tenha amamentado por vários anos, Sprague diz que nunca viu ninguém mais em sua família ou comunidade amamentar antes. Então, quando chegou a hora de fazer isso sozinha ela se sentiu perdida e teve alguma dificuldade em fazê-lo pela primeira vez.

“Eu fui a mãe que nunca vi uma amamentação”, Sprague diz à Babble. “E eu estava perdida.”

4. Porque capta os momentos em que a amamentação traz conforto em momentos difíceis.

Quando o filho de Ashleigh Mack, Lincoln, foi diagnosticado com leucemia em 2016, a amamentação trouxe a ambos um imenso conforto. Logo depois, Mack decidiu compartilhar uma foto de si mesma amamentando Lincoln em uma cama de hospital na página do Facebook Breastfeeding Mama Talk, onde a imagem emocional e crua rapidamente viralizou.

“Eu compartilhei a foto quando meu filho pode voltar a mamar. Depois de 40 horas sem poder devido aos testes de câncer”, compartilha Ashleigh. “Foi um momento em que pude fornecer-lhe conforto e nutrição. Foi um momento assustador e isso me trouxe alegria – meu filho estava vivo e comendo ”.

Tragicamente, o doce Lincoln faleceu alguns meses depois com apenas 8 meses de idade. Mas as fotos que Ashleigh tem dele ainda lhe trazem consolo, conforto e lembranças ternas.

5. Porque a amamentação é difícil e as mães merecem se orgulhar do que realizaram.

Nós todas sabemos que a amamentação nem sempre vem facilmente (quero dizer, isso é praticamente o eufemismo do ano, certo?). Mas essa é mais uma das razões pelas quais muitas vezes acabamos nos sentindo orgulhosas quando finalmente chegamos a uma rotina com isso. E então, quando somos capazes de realizar várias tarefas enquanto estamos fazendo isso (como amamentar e comer uma refeição ao mesmo tempo), nos sentimos como verdadeiras heroínas.

É assim que Julie Musgrave, uma mãe de dois filhos de Indiana, se sente sobre a foto da amamentação que compartilhou online. A imagem captura ela amamentando seu bebê no carro durante uma parada, enquanto sua outra filha dormia em sua cadeirinha. (Todos nós estamos aqui, certo?)

“Estou orgulhosa e grata da minha capacidade de fazer isso”, compartilha Julie com Babble. “Isso é tão difícil! Quando tudo vai bem é muito bom. Mas é do dia-a-dia e, às vezes, do minuto-a-minuto, que se faz a maternidade, certo? ”

“Sou muito grata por essa lembrança”, acrescenta Julie. Dizendo que isso ainda a lembra de um momento de orgulho que ela nunca quer esquecer.

Bem, aí está, pessoal – mamães que amamentam compartilham essas fotos por várias razões, mas porque elas são significativas para nós. Elas capturam esses lindos e fugazes momentos da vida com crianças pequenas e (esperançosamente) lembram ao mundo que o simples ato de alimentar nossos bebês é normal.

Então, da próxima vez que você ver uma foto de amamentação postada, tente olhar para ela com a mente aberta. Sabendo que a mãe que postou fez isso, porque ela está orgulhosa desse momento especial com seu filho. E se a foto deixar você desconfortável, tudo bem. Você sempre tem a opção de sair pela direita.