Bebê que morde o seio da mãe, como lidar com esse problema? | Macetes de Mãe
Bebê que morde o seio da mãe

Bebê que morde o seio da mãe, como lidar com esse problema?


23 de março de 2019

Algumas mamães têm me perguntado como lidar em situações em que o bebê morde o seio na hora de mamar. Eu gritaria de dor e de susto. Imagina, você está lá tranquila, sem esperar por isso quando é mordida. rs

Então, para  responder essa dúvida fui buscar ajuda. E quem reponde é a Dayse Cristina, nossa nova colunista aqui no MdM, consultora de amamentação. Ela estreia sua coluna com esse assunto que é uma dúvida comum entre muitas mamães. Confira!

Bebê que morde o seio da mãe, como lidar com esse problema?

Um processo de amamentação bem conduzido é o que difere quanto à percepção do comportamento do bebê e de como o processo em si está se desenvolvendo.

Um bebê que morde o seio da mãe durante a mamada pode nos indicar muitas questões, a saber:

  • Mordidas ao final de uma mamada efetiva pode indicar satisfação alimentar e/ou desinteresse pela permanência no ato da amamentação. Importante que a mãe observe a postura da arcada e retração de língua do bebê e retire antes que ele morda com força e a lesione.

  • Observa-se também, mordidas no início da mamada. Muitas vezes, o bebê o faz para tentar um ajuste na pega ao seio por uma falta de apoio na cervical (nuca) e na tentativa de manter-se no seio ele morde. Para essa situação, a conduta mais apropriada seria, ainda com os bebês maiores, observar a pega correta e auxiliar sempre o bebê com um bom apoio da cabeça e do pescoço.

  • Por vezes, as mordidas ao longo da mamada podem sugerir, alívio gengival. Isso, devido à proximidade da chegada dos dentinhos. Se isso tem acontecido com o seu bebê, antes de amamentá-lo oferte um brinquedinho mais mole e geladinho para que possa aliviar o desconforto e ao vir ao seio, mame mais tranquilamente.

  • Os ganhos de desenvolvimento característicos de algumas fases podem deixar os bebês mais distraídos com o ato de amamentar, pois toda sua atenção está voltada para as novas percepções do ambiente que o cerca. Isso também, pode fazer com que o seu bebê morda durante a mamada. Procure amamentá-lo em ambientes mais calmos, evitando assim que ele se distraia, retome o peito e morda-a, pois, essa é uma tendência.
  • O bebê pode estar querendo ATENÇÃO…

    sim, os bebês buscam a atenção da mãe durante a mamada e sabem que mordendo você se voltará para ele. Afinal, por um ato reflexo você pode gritar e repreender. Portanto, evite conversar ou atender telefonemas, enquanto estiver amamentando nesta fase que ele requer mais o seu olhar. Aos poucos, a fase passa e você retoma seus hábitos e necessidades. Afinal, sabemos que muitas vezes vamos amamentar e conversar com outras pessoas.

  • Ressalta-se que, muitas vezes o bebê pode morder o seio materno para indicar alguma ineficiência no processo de amamentação. Uma possível queda na produção de leite, por exemplo, deixando-o irritado e utilizando esse artifício para declarar que alguma coisa pode estar acontecendo. Nesses casos, a ajuda de um profissional especializado em Aleitamento Materno pode identificar e conduzir da melhor forma, para minimizar os desconfortos das mamadas e retomar o processo, dando continuidade à prática da Amamentação.

Como lidar com esse problema

Para tantas questões possíveis que justifiquem as mordidas do bebê ao seio da mãe, o mais importante para entendê-la é a observação. Estar atenta ao ato de amamentar sempre, objetivando identificar qualquer alteração durante esse processo tão importante, para ambos.

Elogie o bebê sempre que ele fizer uma mamada eficiente com gestos positivos, conversando e demonstrando com carinho que ele se alimentou bem e que está seguro e tranquilo sem as mordidas.

Ainda assim, se morder durante a mamada, você pode conversar com ele e comunicar: “Tudo bem, se você não deseja mamar agora podemos fazer em outro momento. Mas vamos parar, pois você está mordendo a mamãe”. Isso em tom calmo e tranquilo, que não o assuste.
Claro que, por ato reflexo, você pode se assustar e gritar, mas retome e converse com o seu bebê.

Leia também: um guia de amamentação para pais

Alguns bebês podem entender que estão brincando e outros podem se assustar e não aceitarem retornar ao seio devido à reação da mãe. Por isso, comunique com o seu bebê e finalize a mamada. Atente-se sempre à identificação sobre o processo. E na dúvida procure ajuda profissional para que o seu bebê e você permaneçam em Aleitamento Materno e possam caminhar para um desenvolvimento adequado e tranquilo.

Assista também, no Canal MdM, um vídeo sobre como lidar quando o bebê morde o seio da mãe:

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10 Venda online com entrega em todo o Brasil