Como ensinei meu filho a dormir sem ser no colo - Relato de uma seguidora | Macetes de Mãe
dormir sem ser no colo

Como ensinei meu filho a dormir sem ser no colo – Relato de uma seguidora


19 de julho de 2018

Olá, mamães! Recebo, constantemente, muitos contatos de leitoras com dúvidas sobre como fazer o bebê dormir sem ser no colo. É incrível como é difícil fazer com que a criança durma sozinha. As formas mais fáceis de fazer uma criança dormir, ou é no colo, com a gente ninando, ou no peito. É ou não é? Mas chega uma hora que não há quem aguente. A criança cresce, vai ficando pesada e vai ficando cada vez mais difícil fazê-la dormir ninando. Ou então, a gente faz a criança dormir no peito e quando a colocamos no berço, ela acorda.

Tão importante quanto fazer a criança dormir sozinha, acredito que está a qualidade de sono dela. Por mais que pareça que ela esteja dormindo bem em nosso colo, será que esse sono tem qualidade? Imagino que seja como quando eles dormem com a gente em nossa cama, eu não tenho qualidade de sono nenhuma quando isso acontece, hahaha. Por isso, acredito ser importante para nossos filhos dormirem sozinhos.

Para ajudar, indico a leitura desse post: 11 dicas que ajudam o bebê a dormir melhor.

Dia desses, num bate papo no direct do Instagram com a seguidora Patricia Massola, ela compartilhou comigo sua história. Achei super interessante como ela ensinou seu filho a dormir sem ser no colo. Às vezes a resposta está na nossa frente, mas estamos tão exaustas que não achamos a solução. A Patricia teve a ideia de fazer com que seu filho fizesse uma associação com a escolinha – lugar onde seu filho dormia sozinho. Nossa conversa foi agora no final de junho e ela já estava há 12 dias tendo sucesso. Ela me autorizou compartilhar aqui no blog a sua história. Com isso, esperamos ajudar outras mamães a terem ideias tão boas quanto foi a dela.

Como ensinei meu filho a dormir sem ser no colo

Tenho um bebê de 1 ano e 5 meses e gostaria de dividir com vocês um pouquinho da dificuldade que eu tinha para fazê-lo pegar no sono. Em casa, só conseguia fazer ele dormir no meu colo, e ninando. Se eu parava de ninar, ele despertava. Como ele já está grandinho e pesado, estava muito cansativo, além do que eu imaginava. O interessante é que, na escolinha, as tias dizem que ele dormia no colchão, como as outras crianças. Na minha mãe ou em outro lugar que estivéssemos passeando, ele sempre consegue pegar no sono no carrinho. No entanto, em casa não!

E não foi por falta de tentativas, pois tentei inúmeras vezes. Tentei na minha cama, eu fingia dormir e nada… Chegamos a ficar quase 2 horas tentando e ele só rolando pra lá e pra cá. Muitas vezes, inclusive, com sono. Às vezes já com o olhinho até fechado, mas nada de dormir. Foi aí que resolvemos comprar um colchão de solteiro, e colocamos no chão, ao lado do berço.

Minha ideia era fazer ele associar o colchão de casa com o da escola.  E assim hoje, 26/06, está fazendo 12 dias que ele consegue pegar no sono no colchão! Sem colo! Ufaa!!! Nós vamos para o quarto, deixo tudo quietinho, dou a mamadeira dele, e falo que é hora de fazer naninha. Demora uns 40 minutos a 1 hora, mas acabo vencendo-0 pelo cansaço e ele dorme. É desgastante, mas preciso ensinar ele a pegar no sono sozinho. E esse está sendo um jeito que tem ajudado. Beijos a todas.

Mamãe Patricia G Massola Carabolante

Leia também esse post: 5 dicas infalíveis para fazer seu bebê dormir melhor à noite

Adoro quando as pessoas compartilham suas histórias comigo, principalmente porque podemos ajudar outras famílias ao dividir algo que deu certo com a gente.

Se você gostou desse post, assista também esse vídeo no canal MdM, onde conto a minha experiência pessoal sobre o mesmo tema:

Como ensinei meus filhos a dormirem sozinhos