Como fazer a limpeza dos utensílios do bebê | Macetes de Mãe
Limpeza dos utensílios do bebê

Como fazer a limpeza dos utensílios do bebê


22 de julho de 2018

Quando nasce um filho, surgem também muitas dúvidas em relação aos cuidados de um bebê. Inclusive, sobre os cuidados e limpeza dos utensílios do bebê. Pode parecer uma tarefa corriqueira, mas precisamos tomar cuidado com a higienização do material utilizado sempre pelos pequenos.

Como os bebês ainda não possuem o sistema imunológico completamente desenvolvido, é muito importante fazer uma limpeza adequada em objetos como mamadeira, chupeta, talheres. Pois realizar corretamente a limpeza dos utensílios do bebê, evita a propagação de bactérias.

Para ajudar nessa tarefa, nossa colunista Roseli Ueno, nutricionista, oferece algumas dicas preciosas. Confira abaixo!

Dicas de como fazer a limpeza dos utensílios do bebê

Muitas mamães e papais têm dúvidas de como higienizar corretamente os utensílios utilizados no preparo dos alimentos das refeições dos bebês, principalmente os pais de “primeira viagem”. E pra começar, a primeira regra é higienizar as mãos antes de iniciar o preparo dos alimentos.

  • Chupetas e mamadeiras devem ser lavadas em água corrente morna e deixadas de molho por 20 minutos com hipoclorito de sódio. Não se esqueça do bico da mamadeira, que deve ser limpo também com uma escovinha apropriada, pois muitos só lembram de limparem a mamadeira mas esquecem do bico, que pode acumular restos de comida.
  • No caso das panelas não é necessário reservar uma só para o preparo das papinhas. Para lavar a panela, independente do material (alumínio, aço inox, ferro ou antiaderente), use água corrente morna e sabão.
  • Tábuas, talheres e potes podem acumular restos de comida que favorecem a proliferação de bactérias. Portanto, cuide de lavar esses objetos também com água corrente morna e sabão.

Leia também: como limpar o cadeirão do bebê

Não se esqueça de manter sempre limpo e organizado o local de preparo dos alimentos. O melhor seria preparar a quantidade necessária para apenas uma refeição, mas se optar pelas porções maiores, faça o armazenamento em potes (livres de BPA) adequados e em porções, na geladeira ou no congelador.

Vale o mesmo cuidado de higiene no ambiente onde o bebê fará a refeição e não esqueça de lavar as mãos do bebê antes de oferecer a refeição.

limpeza dos utensílios do Bebê

Se você gostou desse post, não deixe de conferir também essa dica: como limpar a banheira do bebê.

E assista também esse vídeo, no Canal MdM, no qual ensino a forma correta para higienizar as mãos: