Categorias: Coluna Desenvolvimento Infantil | Cuidados/Saúde

Como higienizar os brinquedos

Compartilhe:
pin it

Em tempo de Coronavírus, não podemos bobear, todo cuidado é pouco e a higienização é fundamental. Inclusive, dos brinquedos. Nesse post, nossa colunista querida, a Dra. Raquel Luzardo, compartilha dicas de como higienizar os brinquedos de todos os tipos. Confira!

Como higienizar os brinquedos

No atual momento em que estamos vivendo quanto a rápida disseminação do COVID-19, temos escutado muito sobre os cuidados com a higienização, principalmente das mãos. Mas, e os brinquedos, precisamos higienizá-los?

Siiiiim!! A higienização dos brinquedos é tão importante quanto a higiene das mãos, pois os pequenos colocam na boca, jogam no chão, adultos pegam para recolher, gerando assim um ciclo de disseminação de microorganismos, sejam eles virais ou bacterianos.

Pensando nisso, vamos conversar um pouquinho sobre como manter os brinquedos de diferentes materiais higienizados, para que nossas crianças possam explorar os brinquedos de forma lúdica e segura.

Plástico

Brinquedos que não acumulam água em seu interior devem ser lavados com sabão neutro e após, receber pano umedecido em álcool 70% para completa higienização. Caso o brinquedo acumule água, aconselha-se a limpeza apenas com  álcool 70%.

Borracha e E.V.A.

Higienizar com água e sabão e álcool 70%. Ressalta-se a importância da retirada completa de água do interior de brinquedos que são utilizados durante o banho.

Leia também: como fazer a limpeza dos utensílios do bebê

Metal

Priorizar a limpeza com pano umedecido em álcool 70%, para evitar possíveis focos de ferrugem caso haja alguma parte de ferro.

Madeira

Objetos de MDF mancham com facilidade em contato com água, assim, é indicado que seja utilizado pano que não esteja totalmente úmido, mas que contenha álcool 70% para garantir que haja a higienização. Para madeira maciça não há a contraindicação quanto a utilização de um pano umedecido para limpeza.

Pelúcia e tecidos

É importante que brinquedos ou bonecos de pelúcia e tecido sejam lavados com sabão neutro em máquina, no ciclo delicado, colocados em saquinhos que os protejam – pode ser em uma fronha também! Se for indicado pelo fabricante a lavagem à mão, deve-se manter o cuidado com sabão neutro. Por fim, o brinquedo deve ser colocado para secar em ambiente aberto e ensolarado. Fazendo isso, você estará também retirando do ambiente os ácaros que se acumulam ao longo dos dias.

Eletrônicos

Retire capas de proteção, desligue e desconecte de possíveis cabos. De acordo com o Conselho Federal de Química, o álcool isopropílico — vendido em lojas de eletrônicos —  é o mais indicado para ser usado na limpeza de produtos eletrônicos, com pano umedecido. É importante a higienização diária dos brinquedos, sempre que for utilizado pelo pequeno e pela família.

Enfim, seguindo essas dicas, os brinquedos ficarão limpinhos e os pequenos longe do Corona!!

E lembre-se: #FiqueEmCasa !!

Assista também, no Canal MdM, como higienizar as mãos corretamente:

Veja mais!