Categorias: bem estar | Cuidados/Saúde

Dicas para aumentar o sistema imunológico das crianças

Compartilhe:
pin it

Na semana passada fui parar de novo no pronto socorro. Caê com febre, tosse, congestionado, prostrado e sem querer comer. Coração da mamãe aqui disparou e corremos para ver um médico (quem me segue no Snapchat – macetesdemae é o perfil – acompanhou a saga).

Mas não é só por aqui que isso acontece. É claro! O inverno a época do ano em que as crianças ficam mais suscetível a diversas doenças, isso porque esse é o período do ano em que o ar fica mais seco e em que procuramos mais por lugares fechados, ambientes propícios para infecções e doenças, como gripes, resfriados e viroses (uma coisa que acontece muito é o filho mais velho carregar os vírus e bactérias da escola para casa e aí passar para o irmão mais novo. Típico da minha realidade).

Mas calma, dá para passar por essas quedas de temperaturas com saúde e sem sofrimento, para isso, basta seguir algumas dicas simples que separei abaixo, que vão turbinar a imunidade das crianças (e ajudar na nossa também)

aumentar sistema imulogico
Photo Credit: MjZ Photography via Compfight cc

>>> Leia também: Gripes, resfriados e problemas respiratórios em crianças – como prevenir e tratar

Na hora da refeição…

Aqui em casa, mesmo no inverno, não pode faltar na mesa verduras, legumes e frutas. Os vegetais escuros, como brócolis, espinafre e escarola dão aquele reforço na defesa do organismo (o preferido aqui é brócolis, Caê e Leo comem bem). Já as frutas cítricas, como laranja, acerola e kiwi são ricas em vitamina C, o que faz aumentar a resistência do corpo. De lanche da tarde dá para oferecer castanhas ou salpicar semente de linhaça e chia nas frutas e vitaminas. Essas oleaginosas são ricas em zinco, aquele mineral que age na defesa do organismo e combate aos resfriados da estação. O inhame é outro alimento que aumenta as defesas do organismo e é bem fácil de incluir no cardápio, dá para fazer em forma de purê ou de chips.

Tem que tomar a vacina

Muitas mães têm aflição de ver as crianças chorando por causa de uma picada de vacina, mas é preciso passar por esse sacrifício, já que as vacinas protegem os pequenos de uma série de doenças, então fique de olho na Caderneta deles.

Mantenha a higiene

Ao chegar em casa tem que lavar as mãos. Se essa regra for seguida à risca já é um passo importante na prevenção de muitos problemas de saúde dessa época. A regra aqui é o Leo lavar as mãos assim que chega da escola. Ele já sabe e vai sozinho (ou não!! Kkk! Depende do dia e do humro dele. Mas aí eu fico em cima e convenço o pequeno da importância dessa simples atitude).

Dedique um tempo ao banho de sol

Às vezes fugimos dele por causa do risco de câncer, porém, o sol é a principal fonte de vitamina D e ele também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Ficar no sol antes das 10h e depois das 16h por até dez minutos está liberado e é o suficiente para garantir o seu benefício ao organismo.

Nada de ficar parado

Criança saudável tem uma disposição que não tem fim. Então, mesmo no frio deixe os pequenos manterem uma rotina de exercícios para que o corpo aumente o número de células que vão combater as infecções virais.

Viu como não é tão complexo assim manter/melhorar a imunidade das crianças? Eu também vou ficar de olho nessas dicas que descobri e colocar em prática as que ainda não uso por aqui.

Atenção para o descanso

Dormir ajuda o organismo a se recuperar do desgaste natural e melhora o sistema imunológico dos pequenos.

A limpeza da casa também é importante

De nada adianta cuidar do sono, da alimentação e das vacinas se o lugar onde a criança vive não está limpo e livre de microorganismos que poderão causar doenças. Mesmo nos dias frios, a casa deve ser aberta para ventilar. Também deve-se evitar o acúmulo de poeira (ácaro) e a criação de mofo.

Confira, nesse vídeo do Canal Macetes de Mãe, dicas para melhorar a imunidade:

Veja mais!