Categorias: bem estar | Diversão

Dicas para se divertir com os pequenos no carnaval

Compartilhe:
pin it

Quem por aí já está ansioso para o Carnaval? As crianças já devem ter ido fantasiadas para a escola e com elas aproveitar esse feriadão ganha todo um significado diferente, né?

Eu me lembro que, quando era criança, adorava adorava ver os desfiles na TV. E nessas, virei fã da escola de samba Mangueira. Chegava a acordar de madrugada para ver o desfile, via a apuração, ficava nervosa, brigava com meus amiguinhos que torciam para outras escolas… E isso tudo com uns sete anos! (sim, essa sou eu, hehe).

Carnaval
Photo Credit: Prefeitura de Olinda via Compfight cc

>>> Confira aqui dicas de saúde e segurança para o carnaval.

Para você aproveitar bem esse feriadão com a criançada, separei algumas dicas de coisas muito legais para fazer, de diversos jeitos, que elas com certeza vão curtir e se acabar de pular esse Carnaval. Ah! Não esqueça de separar as músicas e marchinhas e de deixar a câmera do celular (ou a de foto mesmo, se você curtir fazer fotos mais elaboradas) sempre a postos, pois as cores e a energia do Carnaval rendem fotos lindas!

  • Desfile de fantasias: junte todas as crianças no quintal de casa para mostrar as fantasias. Monte uma passarela com fita crepe e quando cada um passar jogue confete e serpentina. Não precisa ter ganhador e você pode ajudar narrando: “Zé está de pirata, com tapa olho preto e quer que seu navio chegue até a ilha do nunca”. “Ana é uma bailarina que vai dançar para muitas pessoas no teatro mais famoso do Brasil!”. Se estiver chovendo, dá pra fazer dentro de casa mesmo. Se você desapegar da limpeza total, pode liberar uma serpentina, que é mais fácil de recolher que o confete!
  • Pintura de bichos: compre tintas de pintura facial e gliter! Essa pode ser a fantasia de um dos dias do feriadão! Gatinho, urso, pirata, até estrelas do rock, como o David Bowie ou os roqueiros do Kiss, fica superlegal! E o melhor de tudo! Qualquer passeio pode ser feito fantasiado durante o carnaval. Deixe as crianças abusarem desses dias em que qualquer visual é permitido e divertido!
  • Guerra de bisnagas de água. Essa brincadeira é demais e no calor que tem feito não tem quem não se divirta. Mas é importante ensinar as crianças a não desperdiçar água. Uma saída é bolar um jogo com regras em que cada uma terá direito a duas bisnagas de água durante o dia, por exemplo. Não pode ficar enchendo toda hora e, por isso, elas vão ter de escolher bem antes de mirar seus esguichos!
  • Criando fantasias – não deu tempo de preparar ou comprar uma superfantasia? Que tal criar com o que você tem em casa? As próprias roupas podem servir: uma camiseta amarela, short azul e uma bola dá um jogador de futebol. Pras bebês, uma calcinha azul e uma blusa vermelha servem de mulher maravilha. Complete todas com uma máscara que você mesma pode cortar no papel e prender com um elástico ou laço de fita. E também dá para fazer confete e serpentina de jornais e revistas velhas. Só essa brincadeira já é diversão.
  • Competição de danças – samba, forró, frevo, xaxado, axé… criança adora dançar! É suor e bagunça boa garantidos!

Outras coisas legais para fazer:

  • Desfile de blocos – já checou se na sua cidade tem e se tem os destinados só para crianças? O carnaval de rua voltou com força total e tem opção pra todo mundo.
  • O baile do clube – tem em cidades grandes, mas principalmente nas cidades do interior. Os bailes do clube são muito legais, têm matinê para as crianças e garantem momentos muito divertidos. A vantagem: você não tem muito trabalho com as músicas, a limpeza ;-)
  • Ver o desfile das escolas de samba – na hora de descansar, pare uns minutinhos para ver o desfile com seu filho, seja ao vivo ou nas reprises e compactos. Ele pode escolher uma escola de que goste pelas cores, pelos carros alegóricos, pelo jeitão do samba ou da bateria.

Veja mais!