Categorias: Coluna Ginecologista e Obstetra

Gravidez e Riscos Ambientais

Compartilhe:
pin it

O post de hoje está bem interessante e fala sobre gravidez e riscos ambientais. É um texto da nossa colunista Indianara Brandão, que trabalha com foco na medicina integrativa. Seu objetivo é atender as necessidades de cada pessoa de acordo com suas particularidades. E nesta coluna ela aborda uma questão bem importante, como o meio ambiente e nosso estilo de vida influenciam na gestação. Confira!

Gravidez e Riscos Ambientais

As mudanças fisiológicas e hormonais causadas pela gravidez, provocam nas mulheres novos desafios com a sua saúde. É por isso que o acompanhamento pré-natal é importante até o nascimento do bebê. É por meio desta rotina de exames que é possível acompanhar de perto qualquer mudança genética do feto. Inclusive, o desenvolvimento de doenças na gestação, como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia. Entretanto, damos pouca atenção aos fatores de risco ambientais que afetam principalmente as mulheres grávidas.

De acordo com as pesquisas mais recentes já é possível relacionar a poluição do ar, a exposição ao calor e as mudanças climáticas, com nascimento prematuro, bebês com baixo peso e natimortos. A revisão de 57 estudos descobriu que o baixo peso ao nascer pode estar associado à exposição aos poluentes do ar, bem como inflamação por estresse oxidativo e alterações nas funções cardíacas e pulmonares nas mães. Quando monóxido de carbono ou o ozônio, que são gazes aumentados pela poluição do ar, são inalados, podem representar riscos à saúde, especificamente problemas respiratórios. Esses efeitos negativos causam inflamação das vias respiratórias, tosse, irritação da garganta, aperto no peito e falta de ar. E a respiração prejudicada nas grávidas se agrava em decorrência das alterações hormonais da gestação.

Leia também: benefícios da música na gravidez

A pesquisa também mostrou que a exposição à temperatura muito elevada pode prejudicar o crescimento fetal, reduzindo o fluxo sanguíneo do útero, contribuindo para a desidratação do bebê. Além dos fatores ambientais, outros aspectos como o mofo causado pela umidade, a má qualidade da água, vícios como cigarro e consumo regular de bebidas alcoólicas, e uma dieta rica em gorduras e açúcar, interferem diretamente na saúde de mãe e filho. Essas exposições ambientais e de estilo de vida também desencadeiam disfunções de desenvolvimento na infância, na idade adulta e em gerações futuras, mas como diminuir esses riscos, tanto durante a gestação como depois?

O primeiro passo é ter um médico para chamar de seu, que te guie e monitore sua saúde, antes da instalação de uma doença. Esse acompanhamento periódico indicado para as grávidas deve permanecer por toda a vida. A boa manutenção da saúde não compreende somente a carga genética, e sim todo o contexto da vida do paciente. Somente desta maneira é possível entender o que moldou as condições de saúde e o estilo de vida que você tem hoje, e como esses eventos influenciam na sua saúde. Práticas como uma boa noite de sono, controle do estresse, prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada ajudam a minimizar os riscos ambientais a que estamos expostos diariamente. Outros fatores ambientais diretos a serem evitados na gestação são: exposição a produtos químicos tóxicos, materiais de limpeza, produtos de beleza com chumbo e metais pesados em sua formulação e pesticidas.

Leia também: mitos e verdades sobre alimentação na gravidez

Uma prática essencial neste período de gestação é ingerir bastante água. Não apenas para realizar as funções diárias do organismo! Mas quando você está grávida, seu volume sanguíneo aumenta em pelo menos 50% para sustentar o crescimento do bebê. Portanto, certifique-se de beber bastante água. A água ajuda a purificar o organismo das impurezas e promove a absorção de nutrientes, transporte de vitaminas, minerais e hormônios para as células do sangue.

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil

Veja mais!