Macetes de uma família grande | Macetes de Mãe
Macetes de uma família grande

Macetes de uma família grande


12 de fevereiro de 2018

O post de hoje foi escrito por Layane Cedraz, psicóloga e mãe de 6 filhos (sendo quatro deles gêmeos!). Ela conta um pouco sobre a importância de estabelecer uma rotina para que as coisas fluam melhor em casa, especialmente em uma composta por uma família numerosa como a dela. Confira os macetes de uma família grande.

Macetes de uma família grande
Fonte: Fulla T em Visualhunt / CC BY-NC

“Macetes” de uma família grande 

Por Layane Cedraz, autora do blog Mamãe 6 estrelas

Como mãe de seis, com certeza existem “Macetes de Mãe” para que tudo transcorra dentro do planejado em nossa rotina… (risos).

Pode parecer muitas vezes desafiador administrar demandas de um filho de 8 anos, 4 de 4 anos e uma de 2 anos, mas tem algo que para mim é primordial para que tudo possa fluir com tranquilidade e leveza por aqui: ROTINA.

Na verdade, eu não saberia lidar com ausência de rotina. Existe, sim, toda uma programação do que não pode deixar de ser feito por aqui, como assim que acordar tomar banho, escovar os dentes e se arrumar. Todos lancham e fazem as refeições ao mesmo instante. Todos tomam banho para dormir e a hora de dormir flui também da mesma maneira. Já as atividades escolares, procuro fazer individualmente por cada um ter uma demanda e uma necessidade diferente.

Claro que vez ou outra alguém dá um pouco mais de trabalho para dormir, comer, tomar banho…afinal, são crianças, né? Mas é preciso SER FIRME e procurar seguir a rotina, já que uma vez atrapalhada, dificulta toda a dinâmica da casa.

Outra coisa que faço e que sempre falo para as mamães de mais de um filho é respeitar as diferenças. Impossível ser a mesma mãe para todos. Claro que o AMOR é o mesmo, mas o que nossos filhos tendem a exigir de nós, não é igual. Cada qual tem a sua demanda e precisamos respeitar isso sem comparações.

Por aqui tudo é combinado e uso justamente essa palavra com eles. Então, se por qualquer motivo eles desejam “quebrar a rotina” ou até mesmo fazer qualquer outra coisa que fuja do previsto, chamo todos e fazemos alguns combinados. Se por ventura os mesmos não forem cumpridos, eles perdem alguns direitos, como brincar na praça, dormir sem assistir ao desenho preferido, entre outros.

Quase nunca viajamos, mas desde passar o dia no sítio do meu avô ou mesmo uma viagem, tenho uma listinha do que não pode faltar, onde isso de alguma forma nos dá a segurança e tranquilidade de que não vamos deixá-los descobertos do que é necessário!

Muitos filhos exige de nós muita atenção. Se um filho exige, imagina seis?

Outra atitude que vejo que traz resultados positivos é fazer “o dia do filho único”, onde faço uma programação apenas com um deles. Eles adoram e respeitam o dia do irmão. Diante de tantos afazeres, também entendo que precisamos de um tempo só nosso, então tento durante a semana fazer algo também que me deixa feliz, seja tomar um sorvete, encontrar com uma amiga, dar uma voltinha no shopping… e esses momentos não sou só a mãe de 6 filhos, mas sim a pessoa Layane que está se dando um tempo. Acho primordial esses momentos para que a gente possa se reenergizar e retomar para a nossa rotina, que apesar de intensa, é cheia de amor!

Leia mais: Minha rotina com o Leo e dicas de criar uma rotina para o bebê

Layane Cedraz é psicóloga, influenciadora digital (administra o perfil @mamae6estrelas no Instagram) e é mãe de 6 filhos: Rafic de 8 anos, Luigi, Yure, Ianic e Enzo de 4 e Melissa de 2.

Contatos:

Confira também esse vídeo do Canal MdM com 5 dicas para criar a rotina do bebê: