Categorias: Amamentação | Para a mamãe

Mães com bebês – Como evitar dores nas costas

Compartilhe:
pin it
postura correta para amamentar
Imagem: My Nine Months

Mamães, as dicas, hoje, são novamente de uma leitora querida, que já colaborou outra vez com o blog, escrevendo sobre Exercícios e bem estar no pós-parto. Pois hoje, a Raquel Escobar, fisioterapeuta formada pela Universidade Federal de São Paulo, dará algumas dicas para evitar dores nas costas nas nossas atividades diárias com os babies.

Porque, vamos ser sinceras, com as mil atividades que temos que desenvolver carregando os nossos pequenos no colo é quase certo que, em um momento ou outro, iremos sofrer de dor nas costas (eu tive dores fortíssimas há algumas semanas, a ponto de ter que ser medicada. Não desejo isso para ninguém!).

Bom, abaixo as dicas, conselhos, sugestões e ensinamentos da Raquel. Espero que coloquem em prática e que ajude!

Dicas para prevenir dores na coluna

Por Raquel Vasques Escobar

Amamentando

Quer a alimentação do bebê seja no peito ou mamadeira, a posição adotada para este momento deve ser segura e confortável. Dessa forma, a mãe evita esforços e tensões musculares desnecessárias que, quando repetidas ao longo do tempo, ocasionam dor e desconforto. Algumas dicas para garantir uma posição adequada na hora de amamentar são:

  • Ao escolher a cadeira, dar prioridade para aquelas com braços e encosto confortável.
  • Sentar o mais para trás da cadeira possível.
  • Colocar almofadas na parte inferior das costas e sentar ereta.
  • Colocar o bebê sobre uma almofada ou travesseiro no colo para aproximá-lo da mamãe.
  • Colocar os pés apoiados, em uma banqueta, por exemplo, para elevar a altura dos joelhos.

Postura correta durante a amamentação: note o relaxamento dos ombros e o apoio do braço

dornacoluna1
Postura errada: note a ausência de apoio nos braços e a sobrecarga e desconforto no ombro e pescoço!

dornacoluna2

Segurando o bebê em pé

Quando em pé, preferencialmente, a mamãe deverá segurar o bebê sobre um dos ombros, “encaixar” o seu bumbum e contrair os músculos da sua barriga. Muitas mães acabam desenvolvendo o hábito de colocar a barriga para frente e criar com ela um “banquinho” para o apoio do bebê e isso está errado. Essa postura favorece o relaxamento da musculatura abdominal, criando a famosa barriguinha que depois não conseguimos tirar e, principalmente, força a coluna lombar, ocasionando dores intensas com o passar dos meses. E não esqueçam! Seus bebês ficarão cada vez mais pesados e o que irá complicar ainda mais as coisas se vocês mantiverem uma postura errada.

Postura correta para segurar o bebe:

O principal é tentar manter a coluna reta, não projetar o quadril para frente e manter a região lombar alinhada como nas fotos abaixo:

dornacoluna3 dornacoluna4 dornacoluna5

Exemplos de posturas incorretas: verifique a sobrecarga na região lombar e o quanto o abdome está projetado para frente. Essa postura, de forma repetitiva, também dificulta bastante o retorno da tão desejada barriguinha pré-gestação!

dornacoluna7 dornacoluna6

 

 Trocando as fraldas

O ideal é que o bebê seja trocado em uma superfície que seja, mais ou menos, da altura da cintura da mãe, evitando assim que a mulher fique curvada. Quando não estamos em casa devemos procurar um local seguro e sempre evitar curvar-se.

Assim, o melhor local para troca de fraldas é o nosso querido trocador. Nele, como mostra a foto, temos um completo alinhamento da coluna, sem sobrecargas!

dornacoluna8

Mas, não é sempre que estamos em nossa casa e, nessas horas, precisamos improvisar. Só que sem esquecer de evitar sempre as famosas posturas incorretas.

Postura correta: improvise ajoelhando-se, mas mantenha a coluna alinhada.

dornacoluna9

Posicionamento incorreto: note a curvatura da coluna.

dornacoluna10

Espero que as dicas ajudem!
Agradecimento especial às minhas “modelos”, a querida amiga de infância Aleana Trovão e sua princesinha Antonella.

Raquel Vasques Escobar
Universidade Federal de São Paulo
CREFITO 78902-F

 

Veja mais!