Parto Normal altera a vagina? | Macetes de Mãe

Parto Normal altera a vagina?


30 de junho de 2019

Muitas mamães tem me perguntado se parto normal altera a vagina. Bom, eu tive parto normal e não sofri alteração nenhuma. Mas sei de histórias de outras mulheres que teve sim alteração na vagina.

Mas por que isso acontece?

Quem explica pra gente, é o nosso colunista Dr. Vamberto Maia, especialista em ginecologia e obstetrícia.

Parto Normal altera a vagina?

Uma das muitas perguntas sobre o parto vaginal é se ele altera o tamanho da vagina. De fato, na maioria das vezes, o parto não altera o tamanho da vagina. Contudo cada mulher tem sua anatomia específica, particularidades de sua gestação (tamanho do bebê ou número de bebes), número de partos e assistência médica diferente. Esse conjunto de fatores pode danificar a musculatura da região podem sim se danificar, alargando a vaginal. Porém, outros fatores podem levar a alteração vaginal e não raro mulheres com cesarianas tem problemas graves no assoalho pélvico.

Nos casos onde há uma modificação da vagina há alternativas a serem seguidas: a fisioterapia perineal que tem como objetivo fortalecer a musculatura da região do períneo, o que deixar a vaginal com tônus restabelecida. Muito conhecido são os exercícios de Kegel.

Leia também: o depoimento do meu parto normal

Uma tática muito eficaz é a prevenção durante a gestação. A ginástica íntima ajuda a preparar e fortalecer a musculatura para a hora do parto, prevenindo o alargamento da vagina e também tornando este momento mais fácil. O mais comum é que no 2º trimestre já se possa realizar.

Se nada resolver a cirurgia vaginal é uma alternativa. Nela há restabelecimento da musculatura alteradas ou rompidas, corrigindo a sensação de frouxidão e de desconforto durante as relações íntimas. Não há prazo, mas o ideal que só seja feita em última analise e entendendo que se trata de um procedimento cirúrgico e há sempre cautela no procedimento.

Lembro que após uma gestação há uma modificação de como a mulher se enxerga ou está. Muitas vezes há outros fatores que incomodam e que devem levar em consideração. Assim preciso perder peso e fazer atividade física geral podem melhorar a autoestima e também pequenas modificações que existam.

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil