Categorias: Coluna Fisioterapia Respiratória & Mindfulness Infantil | Uncategorized

Passeios ao ar livre em tempos de COVID-19, cuidados respiratórios e baixa temperatura

Compartilhe:
pin it

Você já deve estar reparando que aos poucos estamos entrando no novo normal. Mas é comum ainda ter medo dos passeios ao ar livre em tempos de COVID-19. Não apenas isso, gora mais do que nunca precisamos ter alguns cuidados respiratórios.

No post de hoje, nossa colunista,  a fisioterapeuta Raquel Vasques Escobar, especialista em fisioterapia respiratória, trata deste assunto e compartilha conosco algumas dicas e cuidados que precisamos ter. Confira!

passeios ao ar livre em tempos de Covid-19, Cuidados respiratórios e baixa temperatura

Estamos passando por dias frios,  época do ano que as crianças mais sofrem com doenças respiratórias, mas é possível diminuir essas ocorrências com alguns cuidados.

Já vivenciamos as preocupações comuns a essa época de inverno, que aumenta a incidência de resfriado, gripe (influenza), rinite, sinusite, otite e alergias. Porém, somada a essa preocupação, encaramos um momento pandêmico onde nossas crianças experimentam um cenário de maior confinamento e isolamento social.

Bom, já sabemos bastante sobre os cuidados com relação as medidas de prevenção ao SARS-COV-2 (COVID-19), então, por aqui vou dividir algumas dicas para que possamos reforçar a atenção com a saúde respiratória de nossos pequenos e somar à isso momentos de lazer e diverção com “risco controlado”, afinal, já completamos 5 meses de distanciamento social e quem tem filhos, percebe a clara necessidade de ressignificar esse momento e buscar alteranativas para minimizar as consequências.

Dicas e cuidados:

– Máscara para todos (a partir dos 2 anos) segue como recomendação ouro ao sair de casa, acompahada de álcool em gel para higiene das mãos.

– A adesão das máscaras em crianças pequenas pode ser difícil, portanto, evite shoppins e locais fechados.

– Escolha locais abertos e pouco aglomerado, durante as atividades.

– Permita que a criança brique e se exercite, isso melhora imunidade, saúde física e mental.

– Pequenos encontros podem ser programados com amigos, na qual você assegura as mesmas medidas de cuidados, e sem exposição a grupos de riscos, preferencialmente em locais abertos.

Leia também: Mindfulness infantil em tempos de isolamento

– Mantenha a casa limpa e arejada

– Corpinho hidratado é fundamental, ofereça água com frequência

– Procure manter uma rotina de sono

– Lavar as narinas diariamente, principalmente ao retornar da rua. O tipo de lavagem irá depender da idade e perfil de colaboração da criança. Procure suporte de um profissional habilitado e experiente para auxiliá-lo. Pode ser indicado: spray dosimetrado, o conta-gotas ou a seringa.

– Evite contato com pessoas que apresentem sintomas de gripes e resfriados

– Uma boa dose de alegria e diversão ao ar livres com medidas seguras, pode ajudar a prevenir quadros respiratórios.

Com carinho,

CONHEÇA MINHA LOJA NA AMAZON, CLIQUE AQUI E TAMBÉM ASSISTA O VÍDEO:

Veja mais!