Praticar esportes amamentando, pode? Quais os cuidados? | Macetes de Mãe

Praticar esportes amamentando, pode? Quais os cuidados?


14 de abril de 2019

Praticar esportes amamentando, pode? Se sim, quais os tipos de exercícios que são indicados e que cuidados a mamãe deve tomar? Essas dúvidas são muito comuns. Muitas grávidas e lactantes têm dúvidas em relação a que tipo de atividade física podem realizar.

Nesse post AQUI, você confere alguns exercícios permitidos na gestação. E no post de hoje, o Dr. Alfonso Araújo, ginecologista e obstetra, nosso colunista aqui no MdM, esclarece se a nova mamãe pode praticar esportes amamentando e quais os cuidados precisa tomar.

Praticar esportes amamentando, pode? Quais os cuidados devo tomar? E musculação pode?

A amamentação sempre gera dúvidas em muitas mulheres. E uma das perguntas que têm se tornado frequente é se praticar esportes amamentando está liberado, e quais os cuidados que se deve tomar nesse sentido.

Esse tipo de dúvida surge principalmente em mães que mantém rotinas saudáveis e ativas. E até quem não costuma ter essa rotina, mas procura fazer musculação, pilates, corrida ou outros esportes no intuito de perder os quilos a mais adquiridos com a gravidez.

Existe certo receio que a prática de esportes amamentando pode prejudicar esse processo. A dúvida maior, por exemplo, é se diminui a produção de leite. Contudo, isso é um mito. Apenas o excesso de exercício que deve ser evitado, pois este pode sim ser prejudicial a produção de leite.

Na verdade, as atividades físicas são mais que recomendadas pelo fato de auxiliarem na recuperação do útero. Contudo, elas precisam ser feitas sob orientação médica, e sempre com alguns cuidados. Principalmente a musculação que tem um nível de exigência maior.

Cuidados para praticar esportes amamentando

Para praticar esportes amamentando de forma saudável, e que ajude na recuperação do útero, bem como não gere lesões, é necessário tomar alguns cuidados básicos. São eles:

Beber muita água

Hidratação já é fundamental nas atividades físicas normalmente, mas na amamentação ela se torna ainda mais importante. Isso porque o leite materno é composto por 95% água. Ou seja, a desidratação da mulher pode ocorrer mais rapidamente. Por isso, beba ainda mais água nesse momento.

Leve em conta o seu parto

Outro cuidado ao praticar esportes amamentando é levar em conta o parto. No caso das mamães que tiveram parto natural, a recuperação é bem rápida e as atividades podem ser liberadas de duas a quatro semanas depois ao nascimento.

Agora, se você passou por uma cesariana, precisará repousar por mais tempo. Isso porque é necessário esperar o tempo de cicatrização, para não correr o risco de nenhum ponto abrir.

Nesse caso o tempo mínimo de repouso é de 30 dias.

Liberação médica

Este é um cuidado fundamental para quem deseja praticar esportes amamentando. Nada de começar a fazer exercícios por conta própria.

Eles só podem ser executados após liberação médica. Além disso, é essencial que você mantenha um acompanhamento profissional durante o período pós-gestacional, até mesmo para evitar que nenhuma ação sua comprometa a sua saúde e a do bebê.

Amamentação

Para quem deseja ir à academia ou fazer exercícios ao ar livre, é recomendado amamentar 30 minutos antes de ir para o treino, e 30 minutos depois de voltar. Isso evitará que o leite acabe “empedrando” podendo causar uma série de problemas sérios.

Além disso, sempre lembre de deixar leite materno armazenado no congelador para caso o bebê sinta fome. Os recém-nascidos se amamentam frequentemente e o ideal é que o leite materno seja o único alimento deles até os 6 meses.

Quantidade de treino

Não existe uma quantidade X para todas as mamães. Contudo, de maneira geral os médicos indicam que se pratique no máximo 5 vezes na semana, cerca de 15 minutos por dia.

Isso é o suficiente para você voltar a condicionar o seu corpo aos poucos, mas, sem desgastá-lo demais. Lembre-se que você ainda está em recuperação da gestação e que o seu corpo precisa de certo repouso.

Tomando esses cuidados simples, você poderá praticar esportes amamentando com mais tranquilidade, e, assim, voltar a forma de antes mais rapidamente.

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil