Saiba o que é língua solta (ou ceceio) e língua presa | Macetes de Mãe
língua solta

Saiba o que é língua solta (ou ceceio) e língua presa


3 de novembro de 2018

Mamães, vocês sabem o que é língua solta, conhecido também como ceceio? E língua presa?

Sobre língua presa já falamos que pode até prejudicar a amamentação. Seja língua solta ou presa, os pais devem ficar atentos para realizar o tratamento necessário.

Para falar desse assunto, convidamos nossa colunista Raquel Luzardo, fonoaudióloga, especialista em linguagem. Nesse post, Raquel explica o que é língua solta (ou ceceio) e língua presa. E nos indica como tratar em ambos os casos.

O que é língua solta (ou ceceio) e língua presa

Há quem ache um charme o jeito de falar de pessoas que pronunciam o ‘s’ entre os dentes, ou ouvir alguma mãe dizer: meu filho fala com a língua entre os dentes. Na verdade, isso é um distúrbio de fala que pode ser corrigido. Língua presa e ceceio são disfunções comuns na fala e muitas pessoas confundem o que é um e outro. São dois problemas completamente distintos. Diferentemente da língua presa, que necessita de cirurgia, o ceceio é corrigido apenas com exercícios de fortalecimento da musculatura da língua.

O inconfundível acento de “s” e “z”, com a língua entre os dentes, é provocado por uma alteração na fala chamada de ceceio causada pela flacidez da musculatura da língua. Em razão da frouxidão, a língua é projetada para frente (cesseio anterior) ou para os lados (cesseio lateral) durante a fala.

Pais devem ficar atentos com as crianças que têm ceceio para não serem motivos de piadas de coleguinhas

Essa distorção da fala nas crianças, por exemplo, muitas vezes está relacionada a maus hábitos como chupar dedo ou chupeta, tônus de língua rebaixado e a problemas na arcada dentária, que prejudicam também a boa mastigação. A força e a postura devem ser trabalhadas para que essa projeção da língua não ocorra mais, mesmo nos adultos. O ceceio antes dos cinco anos pode estar relacionado ao crescimento facial e nem sempre necessita de tratamento fonoaudiológico. Em alguns casos, ele interrompe com o crescimento normal da mandíbula, que passa a acomodar melhor a língua.

O ceceio deve ser tratado pois falar com a língua mal posicionada pode trazer uma série de prejuízos sociais, emocionais e funcionais, dependendo do grau de distorção do fonema. Um exemplo disso é quando a criança fala com ceceio e outros colegas podem achar engraçado e começam a rir. A criança pode ficar desmotivada a falar, isolar-se socialmente e sentir-se inferior aos amigos.

Como tratar

O tratamento fonoaudiológico para o ceceio é realizado com exercícios e orientações em relação a respiração, mastigação, deglutição e postura de repouso da face e estruturas relacionadas. A dedicação é de grande importância para que o procedimento tenha resultado. Pois os exercícios melhoram a força muscular e a posição correta da língua.

Pessoas que pensam em trabalhar em profissões que a fala é um instrumento importante e apresentam ceceio é necessário procurar atendimento especializado, já que em geral, para quem está ouvindo muitas vezes a alteração chama mais atenção do que o que está sendo dito, seja pela língua que aparece entre os dentes quanto pelo chiado na fala.

O que é língua presa?

A língua presa é decorrente de um problema anatômico de nascença. A pessoa nasce com o frênulo lingual muito curto e por isso não consegue desenvolver os movimentos da língua para pronunciar e articular todos os sons. O frênulo lingual é curto e não permite a movimentação da língua. Então as pessoas criam compensações para os sons que não conseguem fazer.

A língua presa pode ser um incômodo porque dificulta a pronúncia de algumas palavras, geralmente as que levam as letras “r” e “l”. O problema, que atinge mais os homens e é hereditário, vem do frênulo. Popularmente conhecido como freio da língua que é a membrana que prende a língua ao assoalho da boca.

Ainda na maternidade, são verificadas nos bebês duas alterações que caracterizam a língua presa. Uma é quando o frênulo não está no lugar certo (muito perto da ponta da língua fazendo formato de coração). E a outra é quando ele é muito curto e grosso.

Como resolver

A correção da língua presa é por meio da frenotomia. Uma cirurgia simples realizada no consultório de um cirurgião dentista ou otorrino, com o bebê no colo da mãe.

Pessoas que não passaram pela cirurgia de correção do frênulo quando bebês podem fazer o procedimento em qualquer idade. Depois de corrigido o frênulo, são necessários exercícios fonoaudiológicos para a adequação da fala.