Sintomas da gravidez: 7 sinais que podem indicar que você será mãe | Macetes de Mãe
sintomas da gravidez

Sintomas da gravidez: 7 sinais que podem indicar que você será mãe


30 de março de 2018

Você que já é mãe, lembra dos sinais que a levaram a perceber que estava esperando um filho? Aqui no blog eu já listei uma série de sintomas “estranhos” da gravidez, mas, hoje, venho compartilhar uma listinha com os principais sinais (e mais comuns) que podem indicar uma gestação.

As informações, que reuni a partir de portais especializados em saúde, podem ser úteis para quem está se preparando para engravidar (aliás, não deixe de ler também nossa lista de macetes para aumentar as chances de ter um filho). Confira!

Sintomas da gravidez. Photo Credit: Szhlopp Flickr via Compfight cc

Atraso menstrual

Esse é o sinal mais famoso que indica uma gestação, afinal, quando há fecundação, não há descamação (a menstruação). Se você tiver um ciclo regular e notar algum atraso, especialmente semanas após de ter tido relações sexuais sem o uso de preservativos, desconfie! O prazo de 15 dias de atraso costuma ser um ponto de atenção.

Pequenos sangramentos

Apesar de a menstruação atrasar, a mulher pode notar a calcinha suja de sangue mesmo se estiver grávida. Isso ocorre porque o útero vai crescendo, assim como a vascularização na região, para alimentar o bebê que está começando a se formar. Por esses motivos, cólicas também são comuns nesse período. É por tudo isso que, muitas vezes, a mulher pode se questionar: será que estou menstruada ou grávida?

Enjoos

Outro sintoma muito comum relatado pelas grávidas são enjoos, náuseas e vômitos, especialmente pela manhã. Isso acontece por conta dos hormônios da gestação. Um dos motivos é que essas substâncias provocam o aumento da produção de saliva, que pode causar incômodos na boca e no estômago. Tem pesquisas que apontam ainda que o vômito é um meio de a mãe liberar toxinas da corrente sanguínea que poderiam fazer mal ao bebê dentro da barriga.

Sono excessivo

Mais um resultado dos hormônios da gravidez é um organismo mais lento. Pelo aumento da ação da progesterona durante a gestação, a sensação de sonolência fica maior. Por isso também que muitas mulheres acabam ficando mais esquecidas e desatentas nesse período: é o sono mais forte que contribui para a perda de atenção.

Seios sensíveis

Mamas inchadas e sensíveis (bem parecido com o que sentimos no período pré-menstrual) podem ser outros sinais de que um bebê está a caminho. Algumas mulheres também notam o mamilo mais escuro. Esses sintomas, também, são decorrentes da ação dos hormônios da gravidez.

Vontade frequente de fazer xixi

Se você vem sentindo uma vontade constante de ir ao banheiro é mais um motivo para desconfiar da gravidez. Essa sensação é resultado da compressão da bexiga pelo útero – que aumenta para receber o bebê – e, daí, a capacidade do órgão de armazenar urina acaba comprometida.

E pouca de fazer o “número 2”!

Contudo, apesar de ser mais constante a vontade de fazer xixi, a de fazer cocô não segue esse mesmo ritmo… Lembra o que falei lá em cima sobre a progesterona, que deixa o organismo mais lento? A ação dela também se reflete no intestino que, mais preguiçoso, acaba provocando constipação nas futuras mamães.

Está achando que está grávida? Para tirar a dúvida, faça um teste rápido de farmácia. Se der positivo, procure uma unidade de saúde para fazer um exame de sangue, para comprovar a desconfiança!

 

Neste vídeo eu dei 10 dicas que podem ajudar a amenizar os enjoos. Dá uma conferida, curte o vídeo se gostar, se inscreva no canal e ative o sininho de notificações para ser informada sempre que um vídeo meu entrar no canal.

Assista também: 10 sintomas estranhos de gravidez