Categorias: Colunista Finanças

Vem chegando o Natal: como ensinar a criança sobre planejamento e orçamento

Compartilhe:
pin it

Vem chegando o Natal e aqui as crianças já começaram a pedir presentes. E eu fico pensando como ensinar a criança sobre planejamento e orçamento. Porque nem sempre podemos comprar o que desejamos naquele mesmo instante.

Conversando com a Andrea, nossa colunista sobre educação financeira, ela me explicou que essa época do ano também é uma oportunidade para ensinarmos sobre escolhas, planejamento e orçamento. Então, ela escreveu um post com várias orientações de como podemos fazer com os nosso filhos. Confira!

Vem chegando o Natal…

Chegou a época do ano na qual shoppings, comércios de ruas, supermercados, filmes e desenhos animados indicam para as crianças que é hora de pedir presentes. E, embora cheia de magia, essa época pode ser estressante para os pais. Especialmente após um ano com tanto impacto em receitas como foi o ano de 2.020.

É um momento no qual conseguimos ensinar muito sobre escolhas, planejamento e orçamento para nossos filhos. Mas na prática, sem teorias.

Para isso, siga o passo a passo abaixo junto com a sua criança. Ah! Se ela não for alfabetizada faça o passo-a-passo com imagens, como vou explicar abaixo.

Como ensinar a criança sobre planejamento e orçamento

Passo 1 – Faça uma lista de como será o Natal: quem será presenteado, se terá ceia e o que farão, se comprarão alguma roupa para o momento e por aí vai. Para crianças alfabetizadas pode fazer a lista com nomes das coisas, para crianças que ainda não foram alfabetizadas faça desenhos, recorte revistas, busque imagens e cole em uma cartolina, papel sulfite ou o que tiver em casa.

Atenção: em forma de brincadeira você estará ensinando planejamento. Se ela gostar da atividade conjunta, pedirá para repetir em outros momentos como aniversários, viagens, etc. Resultado: ela vai crescer gostando de fazer planos e de coloca-los em ação.

Passo 2 – Estabeleça um limite de gastos TOTAL e para cada item individualmente. Com a criança alfabetizada você pode usar o número ao lado de cada item da lista acima. Para crianças pequenas você pode pegar um pedacinho de papel e colar com durex o valor a ser gasto em desenhos de moedinhas (aqui indico usar números inteiros, como 10,20,100 e uma moedinha para cada 10, por exemplo).

Atenção: em forma de brincadeira você estará ensinando a criança sobre uso do dinheiro e controle orçamentário. É importante mostrar para ela que há um limite para os gastos e que é necessário distribuir o dinheiro entre os itens desejados. Nesse momento, inclusive, é legal conversar sobre o uso do cartão de crédito, falando que, mesmo passando no cartão, as moedinhas ficam no banco para pagar a compra.

Educação financeira em tempos de pandemia

Passo 3 – Pesquise preços. Com a ajuda da criança pesquise os itens da lista e veja se cabem no orçamento estipulado no passo anterior. Veja se encontram locais mais baratos. Mostre para a criança a diferença de valores. Mesmo entre as não alfabetizadas você consegue mostrar que há diferenças usando botões, clipes, moedinhas, desenhos. Mostre para elas que a economia pode ficar para a família ou ser usada em outro item.

Atenção: em forma de brincadeira você estará ensinando a criança sobre pesquisa de preços e formas de economizar. Isso é importante para ensinar sobre controle do impulso. A pesquisa de preços adia a compra e o faz entender o ganho de economizar e poupar, seja para comprar outro item, seja para guardar o dinheiro. Aqui o foco é ensinar sobre controle

Passo 4 – Vá as compras com a lista em mãos. Faça as compras com a ajuda da criança, entregue a ela uma lista e uma caneta, mesmo entre as não alfabetizadas. Peça para ela ir riscando conforme forem comprando. Caso ela peça algo fora da lista, lembre-a que precisam seguir o planejamento.

Atenção: em forma de brincadeira você estará ensinando a criança sobre entrar em ação com base em um planejamento, segurando os impulsos de compras. Isso é importante para ensina-la a seguir planos, cuidar do dinheiro e não se endividar. Na vida adulta, é um diferencial enorme.

Passo 5 – Comemorem junto o final das compras e cumprimento do orçamento. Aqui vale um prêmio para vocês, que pode ficar no cantinho da lista. Algo de valor baixo como um sorvete de casquinha ou uma pipoca com filminho (em casa, por conta da pandemia). Esse ato fará com que o planejamento, ação e controle do dinheiro seja registrado no cérebro do seu filho como algo gostoso e que trás recompensas boas. Dê os parabéns para a criança e agradeça a ajuda. Repetindo essa lista em outros eventos você o ajudará a construir um futuro financeiro mais tranquilo, como todo mundo merece.

Aproveite esse restinho de novembro para colocar essa lista em prática, ela leva um tempo, mas garanto que os ensinamentos serão os melhores possíveis. J

Até o próximo mês e se tiver alguma dúvida ou sugestão pode nos contatar no @ricofoco (Instagram) ou via MDM.

Andreia Fernanda

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil

Veja mais!