O post de hoje é sobre como cuidar de gêmeos. Se ser mãe é desafiador, imagine ser mãe de gêmeos. Choros, banhos, cólicas, fraldas… tudo em dobro!
As mamães e papais de gêmeos precisam de todo apoio e informação sobre como cuidar de gêmeos. Então, está aqui um post do nosso colunista, o Dr. Vamberto Maia Filho. Confira!
Como cuidar gêmeos
Toda vez que penso no início da gravidez me lembro de dois momentos únicos: a felicidade do dia que descobri a nossa gravidez e o desespero que tivemos quando vimos no ultrassom que eram gêmeos (no nosso caso trigêmeos!).
Entre esses dois eventos nossa cabeça estava, obviamente, focada nos preparativos de uma gravidez necessita, mas convenhamos a outra som mudou tudo e fez com que nosso planejamento fosse em uma direção nova e que pouca gente conhece!
De fato, existe muito pouco escrito, o mesmo trabalho científicos, tratando a respeito dos cuidados das gestações múltiplas. Então a ideia é falar um pouco sobre os cuidados que vamos ter essa gravidez como nos preparar.
Leia também: gestação de gêmeos – o que você precisa saber
Pré-Natal
O conceito básico do pré-Natal é atenção recebida pelo obstetra que irá buscar sempre por possíveis problemas e estar atento a todas as alterações que estão acontecendo no corpo da gestante. No caso da gravidez gemelar isso se torna ainda mais importante. Provavelmente serão necessários algumas ultrassonografia da mais além de exames e consultas em períodos mais curtos que deve sempre levar em consideração a individualidade da gestação. Contudo, não há exames específicos para gestações gemelares.
Nutrição
Orientamos um aumento de, aproximadamente, 600 calorias extras para a gestante (300 por bebe). Mas atenção, não estamos falando em comer por dois ok. O acompanhamento de uma nutricionista ou endocrinologista pode auxiliar na escolha dos melhores alimentos para obter isto.
Exercícios
Atividade física ajuda a controlar melhor o peso, evitar diabetes e melhorar o sistema cardiovascular. Uma sugestão segura realização de atividade física curtas de 30 minutos 3 vezes por semana. Evitar atividades de grande impacto e dar preferências atividades leves como hidroginástica, pilates, yoga, caminhada e natação são boas alternativas. A máxima de que o “combo” boa alimentação e exercícios é “clichê” que realmente ajuda muito a evitar problemas de saúde em todas a gestações e ainda mais nas gemelares.
Há riscos?
Uma gestação única falamos que o “termo” (momento que o bebe alcança sua maturidade) ocorre entre a 37ª e 41ª semana e 6 dias. No caso de gêmeos se calcula três semanas a menos pra cada bebê como o potencial momento para o parto. Ou seja, a chance de prematuridade é grande. Além disso problemas como: diabetes
gestacional, restrição do crescimento fetal, hemorragias gestacionais e pré-eclâmpsia, são mais comuns. Tudo isso faz com que seja muito mais comum partos cesarianas do que os vaginais.
Dicas para as mães
Acredite em você! Quando descobrimos que teremos múltiplos e que não havia muita literatura a respeito optamos por confiar muito em nós mesmos e nossas decisões. Seguramente acertamos muito mais do que erramos, afinal o cosmos nos envio essa tarefa!
Tabelas
Ficamos expert em tabelas com nossas filhas. Quanto cada um momento, quem tomou as vitaminas e medicações, quantidade de comida, quem fez xixi e cocô e por ai vai. É uma organização é sem dúvida o melhor caminho para que tudo dê certo. A logística de um passeio no parque é semelhante à de uma construção de hidrelétricas em
famílias de gêmeos. Então não economize nas tabelas.
Leia também: 5 dicas para ter sucesso na amamentação de gêmeos
Menos julgamento e mais amor
A mulher ela nossa com dois seios e para que eles estejam preparados a cada lactação o tempo é precioso. Enquanto você mama e um seio o outro no momento está se recuperando. Quando temos gêmeos estas verdades podem levar a uma dificuldade enorme em amamentar ambos. Conseguimos lacta três crianças por três meses sem adicionar nada, consideramos isso a nossa grande vitória. Mas nãos e culpe se não conseguir atingir “a meta”, saiba que o tanto que você consegue será precioso e uma grande conquista.
A presença do Pai
Convenhamos que a descoberta de uma gravidez gemelar ela faz com que o casal vem aqui se unir ainda mais para enfrentar o que vem pela frente. E a presença do pai é muito importante para que a gestante tenha confiança e se sinta confortável com tudo que deverão enfrentar tanto na gravidez e, principalmente, depois do nascimento.
Sem dúvida é a maior relação ganhar-ganha do universo das fraldas.
Aceite ajuda
Acredito que toda mãe sonha em cuidar do seu filho de forma autônoma e altiva, mas quando falamos de múltiplos sejamos humildes. Não há nenhum mal em pedir ajuda aos familiares ou mesmo a profissionais (babas). Sempre brinco falando que médicos implantaram precisam comer ir ao banheiro, esta máxima é absolutamente verdadeira
para mães/pais de gêmeos também, concordam?
Virando ponto de referência
Qualquer passeio com gêmeos chama atenção e despertar a curiosidade nas pessoas. E acredito que irão ocorrer muitos comentários e perguntas constrangedoras. Sugiro planejar as respostas. Quando nos perguntavam se havíamos feito tratamento (e fizemos) antes de responder a verdade sempre tentava fazer uma brincadeira e
respondia apenas o que me convinha.
Confesso que não é fácil, mas afirmo que me sinto privilegiado em ter filhos múltiplos. Demos conta e tenho certeza que os casais unidos passaram por essa fase de uma forma que o resultado será incrível. Acredito que os filhos vem para nos transformar e fazer com que sejamos pessoas ainda melhores. O amor que recebemos se multiplica e talvez seja a grande função das famílias de gêmeos: multiplicar o amor!
CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:
PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:
Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil