Mochila escolar - como escolher? | Macetes de Mãe
mochila escolar

Mochila escolar – como escolher?


1 de Fevereiro de 2018

Em clima de volta às aulas, sempre vem à tona um tema recorrente dessa época: como escolher a mochila escolar ideal. E hoje em dia temos tantos modelos disponíveis no mercado que a compra se torna mais um desafio para quem tem filhos. Pensando nisso, resolvi levantar pontos importantes que podem passar despercebidos na hora de escolher a mochila escolar dos pequenos.

mochila escolar
Fonte: Pexels

O uso correto de mochilas

As principais dúvidas sobre o assunto, como largura das alças, o tamanho da mochila e a altura certa ao ser usada, estão aqui no bate-papo rápido com o quiropraxista Jason Gilbert, que ensina também como saber se a mochila está pesada demais.

Minhas dicas sobre o assunto

A pedido de uma leitora, abordei esse tema com base na minha experiência com o Leo, que na época tinha 2 anos. Nesse post eu levanto 9 pontos sobre coisas simples que às vezes nem nos damos conta na hora da compra, mas que depois fazem a maior diferença. O material e as divisórias, que podem se tornar um obstáculo a mais na higienização, a vantagem do modelo de rodinhas, que optei por usar com o Leo ao invés da mochila que também veio no kit, e mais outros pontos importantes no dia a dia.

Além dessas duas abordagens, a Dra. Priscila Zanotti Stagliorio, pediatra que já escreveu sobre outros temas aqui no blog, preparou uma lista com mais questões e também dicas de como aliviar o peso da mochila escolar.

Segurança em primeiro lugar

Quando a criança já tem idade para decidir, às vezes, deixamos de lado o quesito segurança e optamos pela beleza do item que elas tanto desejam.

Faixa etária da criança

Para cada idade existe um tipo de produto indicado para o seu uso. Crianças na pré-escola e até o ensino fundamental I por exemplo, podem utilizar mochilas com rodinhas para facilitar a locomoção e poupar as costas dos pequenos e pequenas.

Origem da mochila

Algumas são fabricadas em escala de produção em massa e não passam por órgãos de qualificação que atestem sua segurança (risco de toxicidade da tinta, perigo de machucar as crianças com rodinhas, zíper e outros itens de baixa qualidade, por exemplo). Lembre-se: o barato sai caro. Compre em locais que você saiba a procedência e possa sentir segurança.

Aliviando o peso

Evite o sobrepeso das mochilas com itens desnecessários. Dica: duplique os materiais que são de uso recorrente em casa como, dicionários, canetinhas, lápis de cor e réguas. Veja com a direção da escola se existe a possibilidade de guardar alguns itens em armários para evitar a ida e vinda de materiais que você tenha em casa.

Atenção aos sinais

Quando a criança apresentar algum incômodo e/ou dor muscular, fique atento e certifique-se de levá-la ao médico pediatra ou especialista para saber a origem do desconforto.

Sobre Dra. Priscila Zanotti Stagliorio

Priscila  é médica pediatra há mais de dez anos e há alguns meses lançou o blog Pediatra Online – Dicas de Pediatra e Mãe. Priscila também dá cursos personalizados para gestantes e mães, sobre cuidados  com recém-nascidos. Para solicitar informações sobre os cursos escreva para: dicasdepediatraemae@gmail.com. Para receber dicas de saúde e bem estar inscreva-se no blog e siga a página da pediatra no Facebook.