Remédios caseiros para o nascimento dos dentes

Remédios caseiros para o nascimento dos dentes


6 de março de 2014

nascimento dos dentinhosSe tem um período que a gente sofre, padece, quase enlouquece é no nascimento dos dentes dos pequenos. Aqui em casa, tivemos dias bem complicados, com o Léo dormindo mal, não querendo comer e passando 24h por dia irritado (e irritando quem estivesse por perto, é claro!).

E aí, quando passamos por esses momentos de provação do nosso amor materno (risos!), não vemos outra alternativa a não ser ir atrás de dicas e macetes para aplacar esse sofrimento todo dos nossos pequenos (e nosso também).

Como encontrei algumas dicas bacanas, de remedinhos caseiros e super seguros para ajudar nessa fase desafiadora, resolvi compartilhá-los aqui com vocês. Espero que  gostem e que eles sejam bastante úteis. Depois compartilhem aqui, nos comentários, o que vocês costumam fazer para ajudar nesse período de nascimento dos dentes. Com certeza, será muito útil para outras mamães.

1. Se o seu filho costuma usar chupeta, essa pode ser uma boa alternativa. Primeiro aperte a chupeta até sair todo o ar de dentro dela. Depois mergulhe num recipiente com água para que a chupeta “sugue” a água. Por fim, coloque no congelador e depois ofereça para o bebê quando ela estiver congelada.

Remedios caseiros para o nascimento dos dentes

2. Dê colheres de silicone para o bebê mastigar. O ideal é que sejam colheres de cozinha, pois são mais largas e não há o risco do bebê empurrar até a garganta. Elas ajudam a “coçar” a gengiva e acalmar a irritação.

colher de silicone

3. Ofereça alimentos duros, como cenoura, para a criança mastigar. Ou, então, ofereça alimentos congelados. O ideal é oferecer frutas e legumes, como banana, melão, pepino, etc… Quando congelados, além de coçarem a gengiva eles tem um pouco de efeito anestésico.

solucoes caseiras para acalmar nascimento dos dentes

4. Se você ainda amamenta, ofereça picolé de leite materno. Basta congelar um pouco de leite em forminhas de picolé. Eles vão se divertir mordendo o picolé e por estar congelado e ser duro vai ajudar a acalmar a irritação da gengiva.

picole de leite materno

5. Faça massagem na gengiva com seu dedo envolto em gaze embebida em chá de camomila gelado. A massagem ajuda a “coçar” o local, o chá de camomila tem efeito anti-inflamatório e o geladinho da gaze tem um pouco de efeito anestésico.

massagem nascimento dos dentes

 

Veja outros posts similares:

E confira, nesse vídeo, meu relato sobre o nascimento dos dentes dos meninos (como foram as coisas por aqui):

 

O Macetes de Mãe também está no Instagram! Clique aqui para nos seguir (@macetesdemae).