Olá mamães, no seu post de hoje, a especialista em sono materno e infantil, Marcia Horbacio, fala da diferença entre o sono dos adultos e do bebê, explica por que os bebês acordam tanto à noite e dá algumas dicas para acabar com este problema. Não deixe de conferir. Boa leitura!
O que tem o sono do bebê de tão diferente do nosso?
Por Marcia Horbacio


Olá mamães, como estão? Hoje, quero falar um pouco de expectativas das mães com relação ao sono do bebê. Principalmente a expectativa quanto aos despertares noturnos. Quero ajudar as mamães a entender porque o sono deles é tão diferente do nosso, o sono dos adultos.
>>> Confira também: Dicas para estender as sonecas de bebês que fazem sonecas curtas.
O que é normal no sono de um bebê? Um bebê de 6 meses devia dormir a noite inteira e não ter despertares noturnos mais? Para começar a falar disso, temos que entender que o sono do bebê é muito diferente do sono do adulto. Quando os adultos dormem eles passam por uma série de estágios de sono profundo, indo terminar num sono chamado sono REM, o chamado sono dos sonhos ou sono leve, um sono com muita atividade cerebral e do qual é mais fácil despertar do que do sono profundo. É também durante o sono REM que consolidamos o que aprendemos durante o dia e construímos a nossa memória. O adulto passa de 10 a 30 por cento do tempo em sono REM (sono mais leve) e o restante do tempo em sono profundo.
Agora, e no caso do bebê? Ele passa 50% do tempo em sono REM (sono mais leve) e 50% do tempo em sono profundo. E além disso, o ciclo de sono dele, diferente do ciclo de sono do adulto, que leva de 90 a 100 minutos, leva de 45 a 60 minutos. Como sabemos que cada vez que um ciclo se completa (tanto para o adulto como para a criança ) temos um muito breve despertar, é totalmente compreensivel que o bebê acorde mais vezes à noite que nós. Quando nós temos esse breve despertar (que ocorre menos vezes à noite que no caso dos bebês) nós sabemos voltar a dormir e na maioria das vezes nem reparamos que acordamos. Já o bebê, muitas vezes, acaba tendo um despertar completo e não consegue voltar a dormir sem ajuda.
>>>> Leia também: Como passar o bebê da cama dos pais para o berço no quartinho dele.
Hummm, então estamos quase chegando à conclusão que é bom para o bebê acordar à noite? Que já que ele está despertando isso mostra que está transitando entre os ciclos de sono como deveria, tendo a quantidade equilibrada de sono REM que precisará para o desenvolvimento do cérebro ? Na verdade, não é bem assim. Precisamos definir melhor o que é despertar noturno normal e aqueles que já estão excessivos. Quando o bebê faz barulhos, chora um pouco, chega a olhar em volta ou apenas resmungar mas ele consegue voltar a dormir pelo menos na maioria das vezes, sem precisar de muita ajuda da mamãe, pode ser muito normal sim. Mesmo que faça isso várias vezes à noite. O que é ruim para o bebê e para a mãe são os vários despertares à noite, nos quais o bebê não consegue voltar a dormir sozinho e que acaba deixando-o cansado.
A mãe pode ajudar seu bebê desde cedo a lidar com esses momentos se ela evitar sempre correr para pegar o bebê no colo “para ele não despertar completamente”. Se a mamãe espera, ele vai choramingar, resmungar e até chorar um pouquinho e pode voltar a dormir bem rápido. Se não voltar, ela deve claro ir, chegar pertinho dele primeiro e fazer o shushing, passar a mão, fazer carinho e se, nem assim ele dormir, ela então vai pegar no colo e ninar até ele ficar bem calminho e então ela tenta colocá-lo de novo no bercinho um pouquinho acordado. Se chorar, ela pega, sempre fazendo carinho e não deixando ele ficar estressado ou chorar.
Então seria assim: primeiro passo, ouvir e esperar um pouco; segundo passo, ir para perto e fazer carinho; terceiro passo, pegar no colo. Não é preciso estressar o bebê nem a mamãe e nem é possível esperar que isso dê certo sempre. Não vai dar certo sempre. Alguns dias ele vai precisar ir mesmo dormindo para a cama, alguns dias você vai estar muito cansada para fazer esse processo, mas apenas tenha em mente que você deve sempre voltar a esse processo e perseverar.
Perseverar, na verdade, é a palavra de ordem aqui. Lembrando que precisamos fazer cada dia um pouquinho, sem expectativas de perfeição, entendendo que há dias mais cansativos e que não vamos conseguir fazer tudo que planejamos, mas não desistimos e tentamos amanhã de novo.
Até a próxima!
Marcia Horbacio
FONTE: IMPI, International Maternity and Parenting Institute, Califórnia,USA.
Saiba quanto um bebê precisa dormir nesse video do Canal Macetes de Mãe:
Não deixe de conferir:
Como adormecer um bebê sem ser mamando no peito.
Bebês que só dormem embalados – como mudar esse hábito.
>> Conheça a técnica do ninho, que ajuda o bebê a dormir melhor:
>> Veja onde é o melhor lugar para o bebê dormir